Nissan Leaf não escapa à moda dos SUV
Kia e-Soul – Ensaio Teste

Conheça os veículos elétricos à venda no mercado nacional

By on 30 Junho, 2017

A tecnologia automóvel tem avançado rumo a uma maior ecologia, mas são os veículos movidos a combustíveis fósseis que continuam a dominar a oferta no mercado nacional. São já várias as propostas entre modelos híbridos e híbridos plug-in, que, como o próprio nome indica, traduzem-se por uma oferta que concilia motores elétricos e a gasolina.

Agora quando falamos de veículos 100% elétricos, o caso muda de figura e o espectro de oferta torna-se mais reduzido. BMW i3, Nissan Leaf ou Renault Zoe são talvez os casos mais conhecidos em termos de veículos elétricos comercializados em Portugal, mas se pensarmos bem, será que sabemos exatamente quais as marcas e modelos, no fundo, quais os veículos elétricos à venda no mercado nacional? Talvez a maioria de nós não.

Por isso mesmo resolvemos fazer o levantamento de todos os modelos elétricos à venda no nosso país.

André Duarte

 

BMW i3 – 39.110€ a 44.890€

Potência: 125 kW/170 cv

Autonomia: 190 km a 300 km

Carregamento: 80% da bateria em menos de 8 horas numa tomada doméstica e em menos de 3 horas com BMW i Wallbox; 80% da bateria em menos de 30 minutos numa estação de carregamento com corrente contínua

Citroën C-Zero Séduction – 31.347€

Potência: 49 kW/67 cv

Autonomia: 150 km

Carregamento: 6 a 11 horas em tomada doméstica; 80% da bateria em 30 minutos numa estação de carregamento com corrente trifásica de 125 amperes

Kia Soul EV – 32.892€

Potência: 81,4 kW/110 cv

Autonomia: 212 km

Carregamento: menos de 1 hora num posto de carregamento rápido; 8 a 9 horas numa tomada doméstica

Mercedes B 250e – 42.894€ 180 cv

Potência: 132 kW/180 cv

Autonomia: 200 km

Carregamento: 50% em cerca de 1h50 numa tomada de 400 V/16A; 100% numa tomada doméstica entre 2h40 a 9 horas

Nissan Leaf 24 kWh ou 30 kWh – 31.340€

Potência 109 cv

Autonomia: 100 e 160 km/125 e 200 km

Carregamento: até 80% em 30 minutos num posto de carregamento; 4 horas (24 kWh) ou 5h30 (30 kWh) numa tomada doméstica com carregador opcional de 6,6 kW; 12 horas numa tomada doméstica com potência de 10A

Peugeot iOn – 30.390€

Potência: 49 kW/67 cv

Autonomia: 150 km

Carregamento: 80% em 30 minutos com através de uma corrente contínua de alta intensidade; 100% em 6 horas numa tomada doméstica standard – corrente doméstica monofásica de 220V

Renault Twizy – 7.880€ a 13.400€

Potência: 8 kW/13 cv

Autonomia: 90 km

Carregamento: através de uma tomada doméstica 220 V – 10 A; pode também ser disponibilizada a instalação de um terminal de carregamento autorizado Z.E. Ready na residência do proprietário do veículo

Renault Zoe e Zoe Z.E. 40 – 30.210€ e 27.210€ a 37.510€

Potência: 68 kW/92 cv (ambos)

Autonomia: 240 km e 400 km

Carregamento: 80% em 30 minutos com o carregador Caméléon; 100% na própria residência através de uma tomada Green’up pode demorar entre 9 a 16 horas

Volkswagen e-up – 27.480€

Potência: 60 kW/82 cv

Autonomia: 160 km

Carregamento: 80% em 30 minutos nos postos de carregamento públicos; 7 a 9 horas em tomadas domésticas de 230 V com 2,3 kW – este período de carga pode ser reduzido para 4 a 6 horas com uma Wallbox, opcional, com 3,6 kW

Volkswagen e-Golf – 40.455€ – 136 cv

Potência: 60 kW/136 cv

Autonomia: 300 km

Carregamento: 80% em 1 hora nos postos de carregamento públicos; 100% em cerca de 13 horas numa tomada doméstica; com a Wallbox, opcional, a potência de carregamento aumento e a duração da operação de carregamento é reduzida em cerca de seis horas

Nota: os preços dos veículos são apenas referenciais, dado que podem estar sujeitos a atualizações e campanhas; os valores referentes as tempos de carregamento podem alterar mediante as potências de carga disponíveis, principalmente no caso das tomadas domésticas (para cada caso particular aconselhamos a consultar as informações disponibilizadas pelas marcas)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)