Chevrolet Camaro ZL1 Garage 56 Edition – Para festejar o centenário de Le Mans
Ir ver a Indy500 e ficar sem carro

Conheça uma de apenas duas unidades do Corvette Stingray ZL-1 de 1969

By on 4 Janeiro, 2023

A história deste Corvette é mais uma das que nos é trazida pela RM Sotheby’s, que será a responsável pelo seu leilão já no final deste mês. Um dos destaques é que este é mesmo o único no planeta.

O Corvette ZL-1 de 1969 tinha uma opção um pouco mais dispendiosa do que o habitual, fazendo com que este se tivesse tornado num dos modelos mais desejados na história de um dos desportivos mais famosos da América do Norte.

Em 1969, os clientes do Chevrolet Corvette Stingray tinham a opção de escolher a motorização RPO ZL-1, que era basicamente uma versão do motor V8 de competição, em alumínio, com 560 cavalos de potência e autorização para ser utilizado num carro de estrada. O único problema é que o valor deste “opcional” fazia com que o preço do Corvette passasse para mais do dobro.

Ainda assim, e nos últimos dias de 1968, John W. Maher de Leechburg, na Pennsylvania entrou na Harold Breman’s West Penn Garage e encomendou um destes Corvette, com a opção deste motor de alumínio, que viria a dar origem à unidade com o chassis 194679S710209, a primeira destes ZL-1, a única com a carroçaria descapotável e também a única que foi vendida a um cliente através de um concessionário.

A RM Sotheby’s afirma que, segundo os registos da General Motors disponíveis, há apenas mais uma unidade com este motor ZL-1 que foi construída originalmente em fábrica, um Coupé com a carroçaria em amarelo. Ou seja, o modelo que pode ver nas imagens é o único Chevrolet Corvette Stingray ZL-1 Convertible e que vai estar disponível no próximo leilão do Arizona já no final deste mês, com uma estimativa de valor de venda entre os 2,45 e os 2,8 milhões de euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)