Lamborghini: 2023 foi o ano do melhor desempenho financeiro de sempre
O Lamborghini 350 GT: Uma Jornada de Seis Décadas mostrada em Genebra

Conheça o Urus, o novo SUV da Lamborghini

By on 5 Dezembro, 2017

De acordo com Stefano Domenicali, CEO do construtor italiano, o Urus “é um verdadeiro Lamborghini em termos de design, performance e prazer de condução sem deixar de ser um veículo prático para o dia-a-dia, facilmente conduzido numa variedade de condições”.

Exterior e interior

O exterior do Urus contém elementos associados ao LM002, o primeiro SUV da marca italiana (1986 – 1993) e incorpora a essência da gama de super desportivos da Lamborghini. A extremidade pontiaguda do capô evoca o Aventador; as linhas diagonais, o Countach. O design foi concebido para maximizar o potencial aerodinâmico do veículo, destaque para as entradas de ar e splitter dianteiros que canalizam o fluxo de ar de forma a promover força descendente.

Lamborghini Urus

Como seria expectável, o interior é luxuoso e composto por materiais de elevada qualidade. Os bancos dianteiros aquecidos contam com 12 secções ajustáveis, para os bancos traseiros é possível optar entre um banco integral para três ocupantes ou dois bancos individuais com um divisor central. A capacidade da mala é de 616 litros. A secção dianteira do habitáculo foi concebida em torno condutor, destaque para os elementos hexagonais, para o painel de instrumentos digital personalizável e para o ecrã táctil que inclui o mais recente sistema de infoentretenimento da Lamborghini.

Lamborghini Urus

Características técnicas

O Lamborghini Urus conta um motor V8 biturbo de 4.0 litros. Comparativamente com os tradicionais motores V10 e V12 atmosféricos da marca, o V8 biturbo confere mais binário a baixas rotações, o que é importante em situações de condução todo-o-terreno. O novo Lamborghini tem uma potência de 641 cv às 6800 rpm, produz 850 Nm de binário entre as 2240 e as 4500 rpm, atinge a velocidade máxima de 305 km/h, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 12,8 segundos, é o SUV mais rápido do mundo!

O motor está próximo do solo de forma a optimizar o centro de gravidade do veículo e confere tracção através de uma caixa automática de 8 velocidades controlada por um sistema electro-hidráulico. Numa fase mais avançada do ciclo de produção, o Lamborghini Urus contará com uma versão híbrida plug-in.

O sistema de tracção integral 40/60  inclui um diferencial autoblocante Torsen. Em função das necessidades, eixo dianteiro pode receber até 70% do binário e o traseiro até 87%. O eixo traseiro conta com vectorização de binário, o que permite accionar cada uma das duas rodas em função do modo de condução e do nível de tracção.

O condutor pode optar entre 6 modos de condução (3 de estrada e 3 de todo-o-terreno) pensados para combinar os aspectos práticos de um SUV com as prestações que se esperam de um Lamborghini. Adicionalmente, é possível conduzir em modo “Ego”, um modo totalmente personalizável.

Lamborghini Urus

O Lamborghini Urus assenta na plataforma MLB Evo do Grupo Volkswagen, a mesma utilizada na produção do Bentley Bentayga, Porsche Cayenne e Audi Q7. O veículo mede 5112 mm de comprimento, 2016 mm de largura e 1638 mm de altura. A distância entre eixos é de 3003 mm e o peso é inferior a 2200 kg. Suspensão pneumática adaptativa ajusta-se às condições e ao modo de condução, permite aumentar ou diminuir a distância ao solo entre 158 mm e 248 mm. Ao nível das rodas, é possível optar por jantes de 21, 22 ou 23 polegadas com pneus Pirelli exclusivos.

As primeiras entregas estão previstas para a Primavera de 2018.

 

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)