The Grand Tour: Sand Job, o trailer
Hyundai vai vender carros pela Amazon nos EUA

Conhece a Rivian? Dizem que pode ser a marca que acabará com o domínio da Tesla

By on 14 Fevereiro, 2019

A Rivian é uma “start up” norte americana que a Morgan Stanley acredita pode acabar com o domínio da Tesla no mercado de veículos elétricos.

A empresa norte americana é descrita por Adam Jones, analista da Morgan Stanley como “o próximo concorrente que começa a partir de uma folha em branco com acesso a talento e capital suficiente para se focar nos segmentos em franco crescimento como são os SUV e as pick-up.” Nestas declarações à CNBC, o analista da Morgan Stanley lembra que este tipo de empresa possui elevada importÇancia para os investidores, pois está numa área preponderante de investimento, seja dos construtores automóveis seja dos investidores em tecnologia.

Até agora, a Rivian só apresentou protótipos daquilo que deseja produzir nos próximos anos. O primeiro deles foi o Rivian R1S, um SUV com capacidade para sete pessoas e com uma autonomia superior a 640 quilómetros. O segundo modelo é o R1T e é uma pick-up elétrica que terá, mais ou menos, a mesma autonomia, exibindo tração integral através de quatro motores elétrico, um por roda. Segundo a Rivian, o R1T chega aos 100 km/h em pouco mais de 3 segundos e é capaz de rebocar cinco toneladas.

Este modelo deve chegar ao mercado em 2020 e será proposto com três verões com baterias de 105, 135 e 180 kWh. O modelo base terá 408 CV e 560 Nm de binário, o modelo intermédio oferecerá espantosos 764 CV e 1120 Nm de binário, enquanto que a vrsão com maior capacidade de bateria, será menos potente e terá o foco na autonomia e na capacidade de carga e reboque. Seria uma pedrada no charco e caso a Rivian consiga de forma célere colocar no mercado o R1T, pois a Tesla já está a tratar de criar uma pick-up elétrica.

E a verdade é que a Rivian começa a despertar alguma cobiça, pois a General Motors e a Amazon estão em conversações para investir na “start-up” norte americana entre 1 a 2 mil milhões de dólares. A General Motors está muita interessada na Rivian pois Mary Barra já deu indicações que o futuro será a eletrificação, mas com perda de dinheiro na primeira dezena de anos. E depois da GM ter anunciado que não haveria uma pick-up elétrica, o Rivian R1T será fabuloso para que o gigante americano possa se manter no mercado, em crescimento, das pick-up.

A GM não confirmou ou negou, mas um porta voz disse que “admiramos a contribuição da Rivian para um futuro de zero emissões e um futuro elétrico.” Não é uma confirmação, mas sabe-se que o investimento na Rivian é uma ideia consolidada. O valor oscilará entre 1 e 2 mil milhões de dólares, ficando por saber se a Amazon também vai concretizar a intenção de investir na Rivian.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)