Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve
A SuperVan 4.2 da Ford que bateu recordes em Bathurst

Costuma enjoar? Seis dicas para prevenir a indisposição

By on 10 Abril, 2017

Certamente todos nós já ficámos enjoados num automóvel e, possivelmente, haverá pessoas com maior propensão para este desagradável estado. Numa altura em que o fim de semana da Páscoa está à porta e que o fluxo de viagens aumenta, a Ford revelou um estudo que ajuda a perceber o quão frequente é o estado de enjoo na Europa, deixando alguns conselhos para o ajudar a prevenir.

Segundo o Prof. Dr. Jelte Bos, de TNO, Sistemas Perceptivos e Cognitivos, em Soesterberg, na Holanda: “O enjoo é um problema complexo. É uma reacção natural a um estímulo não natural que não pode ser curado como tal. Mas podemos tentar aliviar os sintomas. Para muitos condutores que pensam que os filhos têm problemas de enjoo nos carros pode simplesmente ser que os seus filhos tenham um problema com a sua condução. Adoptar um estilo de condução mais suave é um caminho a percorrer no sentido de diminuir os sintomas de náuseas e isso reduz os custos com combustível também.” Aqui ficam alguns dos seus conselhos:

1 – Nos lugares traseiros sentarmo-nos no banco do meio, para visualizar a estrada, ou preferencialmente viajar nos bancos da frente

2 – Condução mais suave e sempre que possível evitar travagens bruscas, acelerações fortes e buracos no pavimento

3 – Distrair os passageiros – cantar uma canção em família pode ajuda

4 – Beber refrigerantes de cola, comer biscoitos de gengibre, mas evitar café

5 – Usar uma almofada ou um suporte de pescoço para manter a cabeça o mais imóvel possível

6 – Ligar o ar condicionado para que circule ar fresco

O mais recente estudo realizado pela Ford, com a ajuda de especialistas sobre enjoo em movimento, concluiu: “Os passageiros, durante uma viagem curta e que olhavam pela janela, em média sentiram-se doentes após 10 minutos. E eram todos adultos. O pára-arranca no trânsito e as estradas sinuosas vão piorar esta condição, que atinge dois terços das pessoas em algum momento, e é mais prevalecente nos passageiros, especialmente nas crianças e adolescentes, agravado quando se viaja nos bancos traseiros, se joga videojogos ou se assiste a filmes. Nos testes iniciais verificou-se no caso de janelas mais elevadas e que permitiam um campo de visão mais alargado, de ambos os lados da estrada, os voluntários tiveram menor propensão a enjoar.” Na agenda estão previstos novos testes, que se irão centrar em explorar formas alternativas de permitir uma maior visão aos passageiros do banco traseiro para que possam aperceber-se da aproximação a estradas sinuosas e pontes com ressaltos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)