Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Crossland, Mokka e Grandland são os SUV da Opel: com olhar para as especificidades das gamas

By on 6 Junho, 2023

Os três modelos SUV da Opel, o Crossland, Mokka e Grandland, foram pensados para atender a diferentes necessidades e preferências dos clientes, oferecendo uma combinação de estilo, conforto, tecnologia e desempenho. Trata-se duma gama completa de SUV do mercado e a abrangente oferta tem motorizações de todo o tipo, incluindo versões eletrificadas: gasolina, Diesel, híbrido plug-in e 100% elétrico. Em última análise, a escolha entre o Opel Crossland, Mokka e Grandland depende das preferências individuais e das necessidades específicas de cada pessoa e isso é algo que não é exclusivo neste caso e se aplica às gamas de todas as marcas. É isso que pretendemos ajudá-lo a perceber com este exemplo.

Por exemplo, tamanho e espaço: O Crossland é um SUV compacto, ideal para aqueles que procuram uma condução ágil e fácil de estacionar em áreas urbanas. O Mokka também é compacto, mas apresenta um design mais arrojado e desportivo. Por outro lado, o Grandland é um SUV médio-grande, oferecendo mais espaço para passageiros e bagagem.

Estilo e design: Cada um desses modelos tem seu próprio estilo e design distintivo. O Crossland tem um design moderno e elegante, enquanto o Mokka tem um visual mais arrojado e desportivo. O Grandland apresenta um design sofisticado e robusto.

Tecnologia e recursos: Verifique os recursos e a tecnologia oferecidos em cada modelo. Todos eles possuem recursos avançados, como sistemas de infoentretenimento, conectividade e assistência ao condutor. No entanto, pode haver diferenças nos detalhes, como a disponibilidade de recursos específicos ou a variedade de opções de personalização. Considere sempre quais recursos são mais importantes para você.

Opções de motorização: Verifique as opções de motorização disponíveis em cada modelo, pois podem variar em termos de eficiência energética, desempenho e opções híbridas ou elétricas. Considere sempre as suas necessidades de economia de combustível e preferências de condução ao escolher um automóvel, de que estes Opel são apenas exemplos.

Orçamento: Por fim, leve em consideração seu orçamento e os preços relativos de cada modelo face ao que cada um oferece. Avalie o valor oferecido por cada modelo em relação ao seu orçamento.

Ciente da necessidade de disponibilizar uma ampla oferta de modelos capaz de responder às necessidades, gostos e exigências de um mercado em que o formato SUV tem cada vez mais expressão, a Opel desenvolveu uma abrangente gama SUV do mercado, inclusivamente ao nível das motorizações, propondo opções híbridas plug-in, bem como totalmente elétricas. Vamos conhecê-las um pouco melhor:

Mokka: irreverente, dinâmico e 100% elétrico

O Mokka assume-se como o irmão mais irreverente da família SUV da Opel. Foi pioneiro na abordagem da marca à mobilidade inovadora e orientada para o futuro, estreando não só a mais recente identidade da marca expressa pelo Opel Vizor, bem como o Pure Panel, o cockpit puramente digital da Opel. O dinâmico e divertido Mokka foi igualmente o primeiro modelo disponível desde o início da comercialização com propulsão totalmente elétrica.

Visualmente impactante, o Mokka conta com proporções ideais, projeções curtas e vias largas para destacar a sua postura assumidamente SUV sobre a estrada. O design exterior não é apenas puro e arrojado, mas também aerodinamicamente eficiente, uma exigência tipicamente Opel. Com um coeficiente de penetração no ar (cD) de apenas 0.32, o Mokka apresenta um dos valores mais reduzidos do seu segmento, um argumento especialmente importante na procura pela máxima eficiência e autonomia da versão 100% elétrica.

Disponível em três níveis de equipamento, Edition, Elegance e GS, o Mokka dispõe de motorizações a gasolina e Diesel, oferta composta, respetivamente, pelo motor 1.2 Turbo de 100 cv, bem como pelo 1.5D de 110 cv, estando ambos acoplados a transmissões manuais de 6 velocidades.

Já o Mokka Electric, a versão 100% elétrica e sem emissões locais do SUV vencedor do “Volante de Ouro 2021”1, contará no fim do ano com uma nova motorização de 115 kW/156 cv, bem como com uma nova bateria de 54 kWh de capacidade. A autonomia é de 406 quilómetros no ciclo WTLP2 e quando for necessário fazer o carregamento da bateria, o condutor do Mokka Electric beneficia de um procedimento rápido, sendo possível atingir 80 por cento do estado de carga da bateria em cerca de 30 minutos, numa estação de carga de DC de 100 kW.

O Opel Mokka está disponível a partir de 24.710 euros e a versão puramente elétrica, Mokka Electric, tem um preço base de 40.665 euros.

Grandland: o topo de gama eletrificado

O Grandland é o indiscutível modelo topo de gama da oferta atual da Opel e destaca-se pelo seu design, motorizações e tecnologia de última geração. Tal como os seus companheiros de gama, adotou o visual exterior do Opel Vizor e, no interior, o elegante ecrã Pure Panel para proporcionar ao condutor uma experiência de condução inovadora.

O topo de gama da marca do Blitz dispõe, igualmente, de um extenso pacote de tecnologias e sistemas de assistência que, até agora, só era possível encontrar em automóveis de classe superior. Em especial destaque estão os faróis de matriz de LED IntelliLux LED Pixel com um total de 168 elementos, bem como a tecnologia Night Vision, sistema capaz de detetar peões e animais na escuridão, até 100 metros de distância, alertando o condutor para a sua presença.

A gama do maior dos SUV da Opel distribui-se por três níveis de equipamento – Design & Tech, GS e Elegance – e conta com motorizações a gasolina, Diesel e híbridas plug-in. A oferta inicia-se com os motores térmicos 1.2 Turbo de 130 cv e 1.5D também de 130 cv, respetivamente, a gasolina e Diesel. Ambos os motores estão associados a transmissões automáticas de 8 velocidades, sendo que o motor 1.2 Turbo pode, igualmente, estar acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades.

Já as eficientes e potentes motorizações híbridas plug-in estão disponíveis em dois níveis de potência, com 225 ou 300 cv, combinando a possibilidade de conduzir sem emissões locais com elevados níveis de performance, em especial na versão desportiva GSe, com chassis com afinação específica e capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.

O Opel Grandland é exclusivamente produzido na fábrica de Eisenach, na Alemanha, e está disponível a partir de 36.591 euros. As versões híbridas plug-in custam a partir de 49.720 euros, estando o topo de gama GSe disponível desde 60.932 euros.

Crossland: versatilidade e conforto

Combinando dimensões exteriores compactas sob as linhas de um moderno SUV com um habitáculo espaçoso e confortável, o Crossland é um dos modelos mais versáteis do seu segmento. Foi o segundo modelo, depois do Mokka, a adotar o novo e inconfundível “rosto” da marca – o Opel Vizor – o qual integra, num único elemento, a grelha e faróis dianteiros.

O conforto a bordo é garantido pelos bancos dianteiros ergonómicos com certificação AGR e o habitáculo é igualmente capaz de responder a todas as exigências do quotidiano graças a uma conceção e soluções inteligentes. São disso exemplo os bancos traseiros deslizantes e reclináveis individualmente. Estes oferecem rebatimento assimétrico 60/40 e deslizam longitudinalmente até 150 milímetros, aumentando, em segundos, o espaço na bagageira de 410 para 520 litros. O rebatimento total dos bancos traseiros aumenta a capacidade da bagageira para 1255 litros.

Os utilizadores do novo Crossland podem contar com níveis superiores de segurança na dinâmica de condução graças ao sistema IntelliGrip. Este sistema de controlo de tração adaptativo permite obter níveis ideais de tração e estabilidade em todos os tipos de piso. O IntelliGrip dispõe de cinco modos de utilização: Normal/On road; Snow; Mud; Sand e ESP Off.

A gama Crossland está disponível em três níveis de equipamento – Edition, Design & Tech e Elegance – bem como com trés opções de motor, o enérgico e eficiente 1.2 Turbo a gasolina com 110 cv e o económico 1.5D de 110 cv, ambos estão acoplados a transmissões manuais de seis velocidades, e o potente 1.2 Turbo a gasolina 130cv acoplado a transmissão automática de 6 velocidades.

O Opel Crossland, produzido na fábrica de Saragoça, em Espanha, está disponível a partir de 23.135 euros. A Opel já anunciou que o seu sucessor, como qualquer novo modelo da marca do Blitz, também será eletrificado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)