Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Crozz Concept – o terceiro membro da família I.D. da Volkswagen

By on 20 Abril, 2017

Sem rodeios, o cartão de apresentação que a Volkswagen faz do seu I.D. Crozz Concept é este: zero emissões de CO2; 500 km de autonomia; quatro rodas motrizes e ‘autopilot mode’. Para se perceber que a marca não ‘anda a brincar’, a sua produção terá início em 2020. Os objetivos da Volkswagen são claros, até 2025 querem fazer subir as vendas anuais de veículos elétricos para um milhão de unidades.

Depois do I.D. e I.D. Buzz surge agora o I.D. Crozz, o terceiro elemento da comunidade I.D. Este concept junta os ideais de desportivo, coupé, crossover e lifestyle, muito apreciados em ambiente urbano, num só.

O modelo tem uma potência de 225 kW e uma velocidade máxima de 180 km/h, com a autonomia a chegar aos 500 km com uma única carga. A bateria de alta performance pode ser carregada em 80% em apenas 30 minutos, desde que utilizando um sistema de carregamento rápido, com uma tomada de 150 kW. O modelo passa para o modo de condução totalmente autónomo quando o condutor toca durante três segundos no logo Volkswagen existente no volante.

Todos os controlos e instrumentação são digitais, com as informações mais importantes a estarem dispostas ao alcance do campo visual do condutor. Nota para a importância do controlo por gestos, com a intensidade da luz no tejadilho panorâmico a ser controlada por gestos, possibilitando a criação de um novo ambiente exterior e interior. Os grupos óticos em LED contam com a assinatura luminosa da marca e os faróis são interativos, movendo-se como se de olhos se tratassem no modo I.D. Pilot.

André Duarte

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)