Mercado de usados: Importação de veículos decresceu
40% dos jovens considera um futuro sem automóveis

Cuidados a ter para não ficar ‘pelo caminho’ das férias…

By on 26 Junho, 2017

O verão está aí e falar de tempo quente é algo que dispensa qualquer tipo de apresentações. Afinal, estamos em Portugal e na estação em que “quente” é o barómetro que pode variar entre muitíssimo calor, muito calor ou… calor.

Este é um tempo que também nos leva a querer procurar o refrescante lugar à beira mar ou aquela sombra que nos leva a relaxar num ambiente calmo e em comunhão com a natureza.

Porém, até chegarmos aos cenários que idilicamente idealizámos para as nossas férias, há, regra geral, uma viagem a percorrer, seja ela mais curta ou mais longa. É aí que há alguns cuidados a ter, para que nada coloque em causa almejado descanso.

Revisão ao automóvel

É normal que pensemos em fazer malas, colocar tudo no veículo e seguir viagem para chegar o quanto antes ao destino. Porém, uma revisão geral ao veículo é uma garantia de não ficarmos a pé por problemas que podem ir de um furo a questões de travões ou motor.

Verificarmos esses elementos é uma forma de, não só aumentarmos a segurança do veículo para todos os passageiros, como estarmos descansados e prevenidos contra surpresas que nos possam reduzir os dias de férias na praia… e aumentá-los na companhia do reboque, oficina e seguradoras.

Mediante o grau de conhecimento de cada um, há pequenos detalhes que podemos fazer ou, na dúvida, pedir conselhos a quem sabe. Falamos aqui, por exemplo, de verificar a pressão dos pneus, o desgaste das pastilhas de travões ou de uma simples mudança de óleo. Questões simples, mas que se podem revelar grandes dores de cabeça.

Paragens regulares

Um ‘clássico’ que fazemos sempre por evitar. Na realidade, quem quer realmente parar e perder longos 5 minutos, quando pode seguir viagem e ‘poupar’ esse tempo? De facto, muitas vezes assim pensamos, mas não é isso que nos vai fazer dar mais mergulhos na praia.

É muito comum no verão fazermos maiores distâncias para as viagens de férias, ou percorrermos percursos mais longos várias vezes, para irmos à praia, ter com amigos, ou para “aquele” jantar. No fundo, para vivermos e aproveitarmos o bom tempo. Porém, a condução é exigente, desgastante e pode trazer-nos o sono, embalado pelo aconchegante calor. Daí que uma paragem para respirar ou tomar um café seja sempre um tónico agradável, que nos permite “esticar” as pernas e rejuvenescer para encarar a restante tirada com maior vigor ao volante. Hoje em dia há já sistemas, como o alerta anti-fadiga, presente já em muitos modelos, que faz por assumir o papel da nossa ‘consciência’. Mas tendo-o ou não, aquela pausa não fará mal a ninguém, antes pelo contrário…

Evitar distrações

É cada vez algo mais suscetível de acontecer nos veículos hoje em dia – distrações. Pode parecer contraproducente, mas é verdade. A quantidade de funcionalidades de com que os veículos surgem são, por um lado, agradáveis comodidades, mas, por outro, fontes de distração. Em pouco tempo estamos a ligar a alguém com quem falamos em alta voz, enquanto recebemos um sms que podemos ver no ecrã na consola central e guinamos ligeiramente em demasia o carro que sai ligeiramente da faixa e de imediato nos chama à atenção através do alerta de manutenção na faixa de rodagem. Corrigimos a direção e o aviso de ângulo morto dá sinal, porque alguém surge a nossa lado, enquanto a chamada continua em linha e temos de olhar para o GPS para saber qual o caminho. Tudo isto, pequenos exemplos de funcionalidades e ações que com a maior das naturalidades podemos empreender em simultâneo, enquanto quase nos esquecemos que… estamos a conduzir.

André Duarte

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)