Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
CUPRA Tavascan: Testado nas condições gélidas da Lapónia

Cupra Formentor VZ5, o novo topo de gama com motor cinco cilindros e 390 cavalos

By on 22 Fevereiro, 2021

A Cupra apresentou o novo Formentor VZ5 durante o evento de celebração do terceiro aniversário como marca independente. Como tal, foi uma excelente ocasião para revelar a versão mais potente do primeiro modelo exclusivamente Cupra. Esta nova variante de topo está equipada com o motor cinco cilindros de 2.5 litros de origem Audi, o mesmo que equipa, por exemplo, o RS3. Associado a uma caixa automática DSG de sete velocidades com modo sequencial de patilhas atrás do volante, debita 390 cavalos e 480 Nm de binário. A potência chega às quatro rodas motorizes o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

Ainda ao nível mecânico, a marca espanhola realizou algumas alterações no chassis para esta versão VZ5. De facto, o Formentor recebe uma afinação de suspensão específica, fica 10 mm mais perto do chão, as jantes de série chegam às 20 polegadas e, no capítulo da travagem, encontramos discos de 18 polegadas com maxilas de seis pistões. De referir ainda que a vertente sonora foi trabalhada para oferecer mais emoção na condução.

Detalhes de carroçaria específicos

Ao nível de design, esta variante destaca-se em pequenos detalhes exclusivos. Na traseira, talvez a principal mudança face às versões já conhecidas, encontramos um difusor específico com quatro saídas de escape, duas de cada lado, dispostas na diagonal com acabamento em cobre. É também na secção traseira que encontramos a designação VZ5. Na dianteira, o principal destaque vai para o capot que é, segundo a Cupra, desenhado em específico para o VZ5.

Já no interior, o design é sensivelmente o mesmo das restantes variantes. Contudo, recebe os bancos desportivos “CUPBucket” que podem ser personalizados em couro azul petróleo ou preto. Por falar em personalização, também no capítulo das cores há novidades com a adição do novo “Taiga Grey” que se junta às já conhecidas Midnight Black, Magnetic Tech Matt e Petrol Blue Matt.

Limitado a 7000 unidades

Durante a apresentação, a Cupra revelou que o Formentor VZ5 é limitado a 7000 unidades, com o início de comercialização marcado para o último trimestre de 2021. Por fim, o evento ficou também marcado pela revelação da estratégia da Cupra para o futuro, com o foco na digitalização, mas também na eletrificação. O principal objetivo da marca espanhola passa por acelerar a eletrificação com o lançamento do novo 100% elétrico Cupra El-Born, que chega aos mercados em 2021, mas sem prejudicar o prazer de condução.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)