CUPRA Tavascan: Testado nas condições gélidas da Lapónia
SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos

Cupra Formentor VZ5 vai ter modo drift

By on 6 Julho, 2021

Tal como acontece com outros modelos do Grupo Volkswagen, como o Golf R ou RS3, também o Cupra Formentor VZ5 vai ter um modo drift.

A Cupra confirmou que o Formentor VZ5 vai incluir um novo sistema “Torque Splitter”. Este é composto por duas embraiagens controladas de forma eletrónica, um em cada eixo de transmissão traseiro, algo que permite uma distribuição de binário entre cada uma das rodas traseiras. Para além de conferir uma maior agilidade em curva, quando selecionado um modo específico de drift, permite derrapagens controladas, quase como se tratasse de um veículo de tração traseira.

“O Cupra Formentor VZ5 é a variante mais poderosa e sofisticada do SUV crossover de performance já criada”, revelou Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo da Pesquisa e Desenvolvimento da Cupra e Seat. “Com a adição do torque splitter e o novo modo Drift, os entusiastas de automóveis poderão experimentar o que há de mais moderno em termos de dinâmica de direção em pistas fechadas”, acrescentou.

De relembrar que o novo Cupra Formentor VZ5 está equipado com o motor cinco cilindros de 2.5 litros de origem Audi, o mesmo que equipa, por exemplo, o RS3. Associado a uma caixa automática DSG de sete velocidades com modo sequencial de patilhas atrás do volante, debita 390 cavalos e 480 Nm de binário. A potência chega às quatro rodas motorizes o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)