Novo Dacia Duster – Primeiro ensaio
Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas

Dacia alcança a histórica marca de dez milhões de unidades produzidas

By on 29 Abril, 2022

Na fábrica de Mioveni, na Roménia, a Dacia acabou de passar a fasquia das dez milhões de unidades produzidas desde 1968, com um Duster Extreme.

A Dacia nasceu em 1968, na Roménia, com o início da produção do Dacia 1100, seguido do 1300, um ano mais tarde. Com este último, foram criadas diversas variantes de carroçaria: berlina, carrinha, coupé desportivo e comercial ligeiro, sendo que este modelo esteve em produção durante 35 anos. Em 1985 superou a fasquia do primeiro milhão de unidades produzidas e em 1998 chegou às duas milhões de unidades, mesmo antes da sua aquisição por parte do Grupo Renault.

Neste novo capítulo, a marca tornou-se um fabricante de automóveis internacional e as vendas começaram a subir. O Logan foi apresentado em 2004 e um ano mais tarde foi inaugurada a segunda unidade de produção da marca, fora da Roménia, em Casablanca, Marrocos.

Os anos seguintes assistiram `à entrada em comercialização de modelos como o Sandero e o Duster, sendo que o seu sucesso de vendas obrigou à expansão da produção. Por essa razão, em 2012 foi inaugurada uma nova fábrica em Tânger, junto ao porto de Marrocos e em 2016 foi adicionada uma nova linha de produção em Oran, com o objetivo de alimentar o mercado argelino da melhor forma.

Mais recentemente, em 2020, foi iniciada a produção do primeiro automóvel 100% elétrico da marca, o Dacia Spring, na fábrica de Shyian, na China e agora, é alcançada a histórica marca das dez milhões de unidades produzidas.

« Estamos muito orgulhosos de ter ultrapassado a marca simbólica dos 10 milhões de automóveis produzidos. Este resultado recompensa uma visão pragmática do automóvel, centrada no que é realmente essencial para os nossos clientes. Com base na sua experiência, a Dacia continuará a crescer e a oferecer automóveis atrativos e adaptados ao estilo de vida dos nossos clientes”.

Denis Le Vot, CEO da Dacia & LADA

A unidade número 10.000.000 é um Dacia Duster Extreme L.E. com a carroçaria pintada de Urban Grey, que saiu diretamente da linha de montagem para uma simbólica foto de grupo com alguns dos modelos mais icónicos deste construtor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)