Dacia reforça a gama de modelos mais aventureiros com a versão Extreme
Dacia apresenta resultado histórico na divulgação de resultados de 2022

Dacia ‘goes Extreme’: expandir horizontes

By on 27 Maio, 2023

A Dacia apresentou o nível de equipamento Extreme, disponível no Duster, Jogger, Sandero Stepway e Spring, que transporta a abordagem ‘robusta e outdoor’ da marca, um passo mais além. Os modelos Dacia Extreme apresentam agora um design inspirado no ‘outdoor’, novos materiais e características inovadoras.

Muita coisa muda, por exemplo, para uma tração otimizada em todos os pisos, o Sandero Stepway Extreme e o Jogger Extreme recebem o sistema Extended Grip de série, enquanto o Duster Extreme pode ainda contar com uma transmissão 4X4. O novo Sleep Pack prolonga a vida ao ar livre, proporcionando a possibilidade de uma noite de sono confortável no Dacia Jogger. Por fim, o Dacia Spring Extreme recebe, em exclusivo, o novo e mais eficiente motor Electric 65.

Foi já em janeiro de 2021 que foi apresentado o plano estratégico Renaulution, por Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, que na altura definiu também um roteiro claro para a Dacia: expandir o seu território, capitalizando o sucesso da marca nos últimos 15 anos, os valores reafirmados e o desejo cada vez mais contemporâneo.

Nos últimos dois anos, a Dacia tem vindo a executar, com precisão e regularidade, a estratégia definida no plano Renaulution. Primeiro, o anúncio da chegada da marca ao segmento C, com a apresentação do Bigster Concept. Depois, em 2022, a forte reafirmação da modernidade e do posicionamento único da Dacia, com a introdução da sua nova identidade visual, seguida da expressão dos valores que orientam a sua ação e desenvolvimento: uma marca “Essencial e cool ao mesmo tempo”, “Robusta e outdoor” e “Eco-smart: económica e ecológica”.

A versão Extreme é a topo de gama para estes quatro modelos. Para o Sandero Stepway e Jogger, é o terceiro nível de equipamento, acima das atuais versões Essential e Expression. Para o Duster, o Extreme é o quarto nível da gama, depois do Essential, Expression e Journey. Por fim, a versão Extreme é, por si só, uma oferta específica do Spring, associada apenas à motorização Electric 65, ao lado da versão Essential Electrci 45 do Spring, que se mantém.

Dacia Extreme: Design ‘Outdoor’ subtil

Design exterior:

  • Novas cores de pintura: Verde Cedar para o Sandero Stepway, Duster, Jogger e Azul Slate para o Spring. Estas novas cores vêm juntar-se às ofertas de cores existentes.
  • Muitos dos elementos são pintados em Castanho Cobre, uma cor especialmente desenvolvida para o Dacia Extreme. O Castanho Cobre é aplicado nas capas dos espelhos retrovisores, nos centros das rodas, no logótipo Dacia na porta da bagageira e em vários outros elementos de design.
  • Os motivos decorativos “topográficos” são uma alusão às curvas de nível que se encontram nas cartas totpográficas. O padrão pode ser encontrado nas proteções laterais e nas portas dianteiras do Spring, Sandero Stepway e Jogger Extreme, e nos pilares das portas (pilar B) do Duster Extreme.
  • Jantes de liga leve em preto brilhante, de 16 polegadas no Sandero Stepway e Jogger e de 17 polegadas no Duster.

Design interior:

  • Um novo tecido MicroCloud cinzento. Suave, com um aspeto visual semelhante ao veludo, altamente resistente e fácil de limpar, este tecido é aplicado nos painéis das portas e nos bancos (Sandero Stepway, Duster, Jogger), bem como no painel de instrumentos (Sandero Stepway e Jogger).
  • Motivos decorativos “topográficos” nas soleiras das portas e tapetes de borracha nos bancos dianteiros e traseiros (incluindo a terceira fila no Jogger, apenas à frente no Spring).
  • Elementos em Castanho Cobre nos painéis das portas e nas saídas de ventilação.
  • O logo Dacia gravado, em relevo, nos bancos dianteiros.

Dacia Extreme: Características em linha com os valores Dacia

A nova gama Extreme da Dacia caracteriza-se pelo design exterior subtil, mas também por características que permitem elevar os valores da marca ao próximo nível de uma forma muito real.

Materiais inovadores, resistentes e fáceis de limpar.

O novo tecido MicroCloud lavável, disponível no acabamento Extreme do Sandero Stepway, do Duster e do Jogger (ver acima), foi desenvolvido para oferecer uma elevada resistência às agressões exteriores (nódoas, rasgões, etc.) e facilidade de limpeza.

Os tapetes de borracha não são apenas esteticamente agradáveis, com o seu original design “topográfico”, mas são também muito práticos: ultra resistentes, facilmente removíveis, podem ser limpos rapidamente com um simples jato de água.

O Extended Grip para sair dos circuitos habituais

Dado que, por vezes, é difícil para um automóvel de duas rodas motrizes percorrer troços de estrada com muita neve ou lama, o Sandero Stepway Extreme e o Jogger Extreme estão equipados, de série, com o sistema Extended Grip. Esta solução inteligente, que é ativada através de um comando na consola central, adapta o funcionamento do ESP e do ASR, de forma a otimizar a tração em condições de aderência mais extremas.

Para os condutores que se deslocam em terrenos particularmente difíceis, o emblemático Duster está, naturalmente, disponível na versão Extreme, com a transmissão 4X4 que já deu provas nos locais mais inóspitos.

O Sleep Pack, para prolongar a aventura pela noite dentro.

Para quê deixar um sumptuoso miradouro ou a margem de um rio romântico no final de um belo dia passado fora de casa? A Dacia oferece aos seus clientes a possibilidade de passarem de ativos ao ar livre, a viverem ao ar livre!

O Sleep Pack, lançado em simultâneo com o lançamento da gama Extreme, é o primeiro artigo da gama de acessórios InNature proposto pela Dacia, transformando o Jogger num verdadeiro quarto de dormir.

Uma cama de casal. O Sleep Pack é composto por uma caixa de madeira, adaptada às dimensões da bagageira do Jogger, que se desdobra em menos de dois minutos, para formar uma grande cama de casal com colchão. A cama estende-se ao longo da traseira do automóvel, desde as costas dos bancos dianteiros até à porta da bagageira, sobre o banco da segunda fila, que é depois rebatido*. O espaço para dormir que resulta desta engenhosa solução é particularmente generoso: 190 cm de comprimento, até 130 cm de largura, com uma altura livre mínima de 60 cm.

Um espaço de carga para a bagagem e o equipamento. Quando a caixa Sleep Pack está completamente fechada na bagageira do Jogger, oferece um volume de carga de 220 litros, oculto pela cobertura da bagageira.

A área de arrumação do Sleep Pack pode ser inclinada para trás, formando assim uma mesa perfeita para, por exemplo, confortavelmente saborear uma refeição no exterior, com a proteção da porta traseira aberta do Jogger.

A caixa do Sleep Pack pesa apenas 50 kg, pelo que pode ser facilmente removida do automóvel, se necessário. Adapta-se a todos os Jogger, incluindo as versões comercializadas desde o lançamento do modelo. Pode ser complementada por acessórios que otimizam o conforto de utilização: cortinas opacas para todas as janelas do carro e uma tenda exterior que se liga à traseira do Jogger para um alojamento nómada mais espaçoso.

Inteligente, simples e prático, o Sleep Pack é também acessível: 1.550 euros (valor com IVA) se encomendado ao mesmo tempo que um novo Jogger ou 1850 euros (valor com IVA) como acessório para o adaptar a um veículo já comercializado.

*Num Jogger de 7 lugares, os dois bancos da terceira fila devem ser retirados para a instalação do Sleep Pack.

A Saga do Spring continua com a nova linha Extreme

Lançado em 2021, o Dacia Spring encontrou o seu público com mais de 110.000 encomendas. Em 2022, foi o terceiro automóvel elétrico mais vendido na Europa. O Spring recebeu inúmeros prémios, incluindo uma classificação de cinco estrelas do organismo europeu independente Green NCAP, em 2022, pela sua eficiência.

O Dacia Spring democratiza, no sentido estrito da expressão, a mobilidade 100% elétrica, enquanto satisfaz, perfeitamente, as necessidades dos clientes. Os dados dos serviços conectados mostram que os utilizadores do Spring percorrem uma média de 31 km por dia, a uma velocidade de 26 km/h. Em 75% dos casos, o automóvel é recarregado em casa e em 66% dos casos a partir de uma tomada doméstica.

A Dacia aplica a sua estratégia de alargar o seu território ao mercado dos veículos 100% elétricos, introduzindo o acabamento, Extreme, no Spring. Este último beneficia do design específico do acabamento Extreme e, exclusivamente, do novo motor Electric 65.

O Spring Extreme Electric 65 foi concebido para os clientes que procuram mais desempenho, diversão e versatilidade. Oferece mais potência (65 cv/48 kW) do que o Spring Electric 45 (45 cv/33 kW), que continua disponível na versão Essential. O binário entregue às rodas é superior e permite um maior dinamismo nas acelerações em cidade ou nas vias rápidas.

O novo motor Electric 65 caracteriza-se por um regime de rotação mais elevado, 14.700 rpm contra 8.500 rpm do Electric 45, em benefício da potência. A nova definição técnica da caixa de velocidades, cuja relação de redução passa de 7,162 para 12,057, aumenta efetivamente o binário transmitido às rodas motrizes.

Na cidade, o Spring Extreme Electric 65 acelera dos 0 aos 50 km/h em 3,9 segundos, 1,9 segundos mais rápido do que o Spring Electric 45. Na estrada, o tempo necessário para acelerar de 80 a 120 km/h é reduzido para quase metade (13,5 s em comparação com 26 s). O Spring Extreme Electric 65 oferece uma autonomia de 220 km no ciclo misto WLTP e de 305 km no ciclo urbano WLTP.

O Dacia Spring Extreme Electric 65 já está à venda a um preço de 22.050 euros (IVA incluído). O Dacia Spring Essential Electric 45 está disponível a um preço de 20.400 euros (IVA incluído).

O pormenor:

Dacia Spring Extreme

O Dacia Spring Extreme está disponível, exclusivamente, com o novo motor Electric 65.

Design exterior

  1. Elementos decorativos em Castanho Cobre nas barras de tejadilho
  2. Capas dos espelhos retrovisores em Castanho Cobre
  3. Autocolante tipo “snorkel” com motivo decorativo “topográfico
  4. Elementos decorativos em Castanho Cobre na zona dos faróis
  5. Proteções laterais com motivo decorativo “topográfico”
  6. Logótipo Dacia em Castanho Cobre no centro das rodas
  7. Inscrição “Dacia” em Castanho Cobre na porta da bagageira

Interior Design

Design interior

  1. Saídas de ventilação em Castanho Cobre
  2. Contorno do sistema de navegação em Castanho Cobre
  3. Elementos decorativos em castanho-cobre nas portas
  4. Tapetes dianteiros de borracha com padrão decorativo “topográfico”
  5. Revestimentos específicos dos bancos com o emblema Dacia, em relevo, e pespontos em Castanho Cobre
  6. Soleiras das portas com motivo decorativo “topográfico”

Dacia Spring, preços em Portugal a partir de:

Dacia Spring Extreme ELECTRIC 65: 22.050€

Dacia Sandero Stepway Extreme

O Dacia Sandero Stepway Extreme está disponível com os motores TCe 90 CVT, TCe 110 e ECO-G 100 GPL.

Design exterior

  1. Antena barbatana de tubarão Preto brilhante
  2. Marca “Stepway” em Castanho Cobre nas barras de tejadilho
  3. Capas dos espelhos retrovisores em Castanho Cobre
  4. Autocolante tipo “snorkel” com motivo decorativo “topográfico” e logo Dacia em Castanho Cobre
  5. Faróis de nevoeiro em Castanho Cobre
  6. Proteções laterais com motivo decorativo “topográfico”
  7. Logótipo Dacia em Castanho Cobre no centro das rodas
  8. Jantes de liga leve de 16 polegadas em preto brilhante
  9. Letra “Dacia” em Castanho Cobre na porta da bagageira

Design interior

  1. Saídas de ar em Castanho Cobre
  2. Tecido MicroCloud cinzento no painel de instrumentos e nos painéis das portas dianteiras
  3. Elementos de acabamento das portas dianteiras em Castanho Cobre
  4. Comando Extended Grip
  5. Tapetes de borracha com padrão decorativo “topográfico” (bancos dianteiros e traseiros)
  6. Revestimentos dos bancos em tecido cinzento MicroCloud, com o logótipo Dacia gravado em relevo e pespontos em Castanho Cobre
  7. Soleiras das portas com motivo decorativo “topográfico”

Dacia Sandero Stepway, preços em Portugal a partir de:

Sandero Stepway Extreme TCe 90 CVT: 19.299 euros

Sandero Stepway Extreme ECO-G 100: 18.200 euros

Sandero Stepway Extreme TCe 110: 18.999 euros

Dacia Duster Extreme

O Dacia Duster Extreme está disponível com 2 rodas motrizes como motores ECO-G 1OO Bi-Fuel, TCe 130 FAP, TCe 150 EDC FAP e Blue dCI 115. Com 4 rodas motrizes está também disponível com o motor Blue dCI 115.

Design exterior

  1. Antena de barbatana de tubarão em preto brilhante
  2. Marca “Duster” em Castanho Cobre nas barras de tejadilho
  3. Capas dos espelhos retrovisores em Castanho Cobre
  4. Motivo decorativo “Topographic” no pilar B
  5. Motivo “X” em Castanho Cobre no elemento decorativo tipo snorkel
  6. Proteções laterais
  7. Logótipo Dacia em Castanho Cobre no centro das rodas
  8. Letra “Dacia” em Castanho Cobre na porta da bagageira
  9. Jantes de liga leve de 17 polegadas em Preto Brilhante

Design interior

  1. Rebordo das saídas de ventilação em Castanho Cobre
  2. Costuras em Castanho Cobre: na manete da caixa de velocidades, na alavanca do travão de mão, portas, bancos e no apoio de braço central
  3. Apoios de braço das portas em cinzento MicroCloud com pespontos em Castanho Cobre
  4. Apoio de braço em tecido cinzento MicroCloud com pespontos em Castanho Cobre
  5. Caixa de velocidades com detalhes em Castanho Cobre
  6. Tapetes em borracha
  7. Bancos com revestimento MicroCloud
  8. Apoio de braço das portas em MicroCloud
  9. Arrumação lateral da porta

Dacia Duster, preços em Portugal a partir de:

Dacia Duster Extreme ECO-G 100 4X2: 21.650 euros

Dacia Duster Extreme TCe 130 FAP 4X2: 23.300 euros

Dacia Duster Extreme Blue dCi 115 4X2: 25.600 euros

Dacia Duster Extreme TCe 150 EDC 4X2: 25.800 euros

Dacia Duster Extreme Blue dCi 115 4X4: 28.100 euros

Dacia Jogger Extreme

O Dacia Jogger Stepway Extreme está disponível em configurações de 5 ou 7 lugares, com motores TCe 110 a gasolina, ECO-G 100 GPL e HYBRID 140.

Design exterior

  1. Antena de barbatana de tubarão em preto brilhante
  2. Marca “Jogger” em Castanho Cobre nas barras de tejadilho
  3. Capas dos espelhos retrovisores em Castanho Cobre
  4. Autocolante tipo “snorkel” com motivo decorativo “topográfico” e Dacia em Castanho Cobre
  5. Faróis de nevoeiro em Castanho Cobre
  6. Proteções laterais com motivo decorativo “topográfico”
  7. Logótipo Dacia em Castanho Cobre no centro das rodas
  8. Jantes de liga leve de 16 polegadas em preto brilhante
  9. Letra “Dacia” em Castanho Cobre na porta da bagageira

Design interior

  1. Saídas de ventilação em Castanho Cobre
  2. Tecido MicroCloud cinzento no painel de instrumentos e nos painéis das portas dianteiras
  3. Elementos de acabamento das portas dianteiras em Castanho Cobre
  4. Comando Extended Grip
  5. Tapetes de borracha com padrão decorativo “topográfico” (bancos dianteiros e traseiros, filas 2 e 3)
  6. Revestimentos dos bancos em tecido cinzento MicroCloud, com o logótipo Dacia Link gravado em relevo e pespontos em Castanho Cobre
  7. Soleiras das portas com motivo decorativo “topográfico

Dacia Jogger, preços em Portugal a partir de:

Dacia Jogger Extreme ECO-G 110 5 lugares: 20.750 euros

Dacia Jogger Extreme TCe 110 5 lugares: 21.150 euros

Dacia Jogger Extreme ECO-G 110 7 lugares: 21.650 euros

Dacia Jogger Extreme TCe 110 7 lugares: 22.050 euros

Dacia Jogger Extreme HYBRID 140 7 lugares: 28.850 euros

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)