Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas
Novo Dacia Duster: Espírito ainda mais Aventureiro

Dacia Jogger, o novo crossover de sete lugares da marca romena

By on 3 Setembro, 2021

O Dacia Jogger é um crossover de segmento C, vai ter versões com cinco e sete lugares e versão híbrida está prevista.

A Dacia decidiu substituir os Logan MCV e o Lodgy com apenas um modelo, o novo Dacia Jogger. Este crossover de segmento C tem como base a plataforma CMF-B, a mesma do Sandero, e é um modelo que pretende “seduzir” mais do que um tipo de clientes. Para tal, apresenta argumentos de monovolume, mas também de carrinha e crossover, numa espécie de “cruzamento” entre versatilidade e habitabilidade do habitáculo. É também um modelo que vai estar disponível em versões de cinco e sete lugares e, na segunda, a Dacia promete espaço suficiente para transportar sete adultos.

Ao nível visual, o Dacia Jogger adota uma secção dianteira semelhante ao novo Sandero, ou seja, conta com uma assinatura luminosa em forma de Y. Os faróis são acompanhados pelo formato de grelha mais recente da marca romena e um aspeto robusto graças às proteções em plástico na zona inferior da carroçaria. Destaque ainda para as duas barras de tejadilho que reforçam o cariz familiar do modelo.

Interior versátil

No interior é onde vemos os verdadeiros pontos fortes do Jogger. Com um grande sentido prático e versatilidade, encontramos vários espaços de arrumação que oferecem um total de 24 litros de capacidade, mesas tipo avião na segunda fila e a terceira fila conta com dois bancos individuais amovíveis. Quando se apresenta com sete lugares, o Dacia Jogger garante 160 litros de bagageira, valor esse que sobe para os 565 litros sem a terceira fila e 1819 litros com todos as duas filas rebatidas. Relativamente a tecnologia, é em tudo semelhante ao Dacia Sandero. Tem um ecrã central de 8 polegadas onde são apresentadas as informações do sistema de infotainment da Dacia. Este conta com Apple CarPlay e Android Auto com ligação sem fios e sistema de navegação.

Tecnologia híbrida chega em 2023

Passando para motores, o Dacia Jogger vai ter várias soluções. No lançamento, os clientes vão encontrar o já conhecido três cilindros de 1.0 litros turbo a gasolina com 110 cv e 200 Nm de binário. O motor está acoplado à transmissão manual de seis velocidades. Outra das apostas da Dacia é a versão bi-fuel que equipa o Jogger com o motor Eco-G com 100 cv, uma solução que garante perto de 1000 km de autonomia. A grande novidade é a chegada de uma versão híbrida em 2023 ao recorrer à motorização E-Tech utilizada nos novos Clio e Captur. Neste caso falamos do 1.6 litros a gasolina associado a dois motores elétricos que garantem uma potência combinada de 140 cv. Por fim, o Dacia Jogger estará disponível para encomenda ainda no presente ano, com as primeiras entregas previstas para março de 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)