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Daimler – 10 novos veículos totalmente elétricos até 2022

By on 12 Outubro, 2017

Daimler – Mobilidade Elétrica

Rumo a uma condução sem emissões, a Daimler continua a sua estratégia de três sistemas alternativos que envolve veículos elétricos, modelos híbridos e motores de combustão. Neste sentido, a Daimler adotou uma abordagem holística para a eletrificação dos seus veículos com o desígnio da nova marca – EQ. Além do desenvolvimento de uma família modular de veículos, será igualmente lançado um ecossistema abrangente que inclui a necessária infraestrutura de carregamento.

Mercedes-Benz – Pioneira em veículos elétricos

Em 2007, o smart fortwo electric drive permitiu à Daimler tornar-se o primeiro fabricante a oferecer um veículo elétrico produzido em série. Atualmente, a quarta geração do smart electric drive faz com que a entrada no mundo da mobilidade elétrica seja mais apelativa do que nunca. Depois de apresentar o smart fortwo coupé e o smart forfour, o smart fortwo cabrio celebrou a sua estreia no verão de 2017. Atualmente, a smart planeia ser a primeira marca de automóveis a abandonar os motores de combustão interna para equipar exclusivamente motores elétricos nos seus veículos. A partir de 2020, a empresa planeia comercializar na Europa e nos EUA modelos smart equipados exclusivamente com motor elétrico.

Smart Fortwo Electric Drive (2017)

O estudo de design “smart vision EQ fortwo”, apresentado recentemente no Salão de Frankfurt, permite prever o que será o futuro a médio prazo. Este estudo ilustra uma nova solução para o transporte público local individual, altamente flexível e eficiente. O modelo autónomo e elétrico smart vision EQ apresenta um conceito consistente para o futuro da mobilidade urbana e da partilha de veículos.

Smart Vision EQ Fortwo

A Mercedes-Benz persegue uma abordagem holística na eletrificação das suas cadeias cinemáticas. A marca EQ pretende tornar-se num ecossistema holístico, que juntamente com a própria família de veículos elétricos, também inclui uma oferta abrangente de serviços de apoio à mobilidade elétrica. Estes incluem serviços avançados e unidades de armazenamento de energia para clientes particulares e empresariais, bem como tecnologias de carregamento e reciclagem sustentáveis. O desenvolvimento de uma arquitetura para vários modelos de veículos elétricos é também uma etapa importante do processo de transformação da marca. A partir de 2019 na fábrica de Bremen da Mercedes-Benz, está previsto o início da produção em série do primeiro modelo da nova marca EQ, o modelo EQC.

Mercedes EQC

Com o Concept EQA, apresentado no Salão de Frankfurt, a Mercedes-Benz demonstrou como a estratégia EQ pode ser traduzida num veículo de segmento compacto. Equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, este veículo elétrico produz uma potência superior a 200 kW. As características de transmissão do sistema de tração integral podem ser alteradas através da variação da distribuição de binário do eixo dianteiro para o eixo traseiro. O Concept EQA indica qual o programa de condução selecionado numa exclusiva grelha de radiador virtual.

Concept EQA

Com o GLC F-CELL, a Daimler também envia um sinal claro relativamente ao futuro da tecnologia de células de combustível. Este veículo elétrico alimentado por células de combustível utiliza uma bateria de iões de lítio como fonte de energia adicional. Esta poderá ser carregada externamente através da tecnologia PLUG-IN. Com esta interligação inteligente, as duas fontes de energia alimentam o motor elétrico e oferecem uma condução sem emissões. Estes veículos elétricos, extremamente práticos para a utilização no dia-a-dia, apresentam outras vantagens como a longa autonomia, o recarregamento rápido, uma potência de 147 kW (200 CV) e a última geração de sistemas de assistência com características específicas da cadeia cinemática.

Mecedes GLC F-Cell

No futuro, também estarão disponíveis cadeias cinemáticas elétricas em todos os segmentos: o FUSO eCanter para o serviço de distribuição urbana na Europa, na Ásia e na América, e o camião elétrico Mercedes-Benz para o serviço de distribuição de longo curso. Nos EUA, a Daimler Trucks North America está a desenvolver um Freightliner e um Cascadia elétrico para o serviço de distribuição de longo curso. Em 2018 será iniciada a produção em série do primeiro autocarro urbano elétrico.

Camião elétrico da Mercedes

A Mercedes-Benz Vans está igualmente a desenvolver modelos comerciais ligeiros como o Vito e o Sprinter totalmente elétricos. A empresa de logística Hermes já foi confirmada como a sua primeira parceira.

Extensa gama de modelos híbridos PLUG-IN será adicionalmente alarga

Os modelos híbridos PLUG-IN representam uma tecnologia fundamental rumo ao futuro do automóvel sem emissões. Isto deve-se ao facto de oferecerem aos clientes o melhor de dois mundos – na cidade poderão conduzir em modo totalmente elétrico, enquanto durante as longas viagens poderão beneficiar da maior autonomia do motor de combustão. Para destacar o papel importante dos modelos híbridos no processo da eletrificação do automóvel, os modelos PLUG-IN da Mercedes-Benz irão ostentar no futuro a insígnia EQ Power.

Como os pontos fortes dos modelos PLUG-IN são destacados em veículos de maiores dimensões e em trajetos com perfil diversificado, a Mercedes-Benz opta por este conceito para os seus futuros modelos. A iniciativa híbrida é decisivamente facilitada pelo conceito híbrido modular e inteligente da Mercedes-Benz: concebido para ser escalável, pode ser transferido para vários modelos de veículos e também para as versões de volante à esquerda e à direita.

Após o lançamento dos modelos C 350e (limousine e station), GLE 500e 4MATIC, GLC 350e 4MATIC, GLC Coupé 350e 4MATIC e E 350 e, o novo S 560e, o sucessor do S 500e, seguir-se-á o lançamento do oitavo modelo PLUG-IN da Mercedes-Benz.

O novo S 560e combina os 270 kW (367 CV) do motor V6 a gasolina com os 90 kW de potência elétrica. A transmissão híbrida de terceira geração evoluiu com base na caixa de velocidades automática 9G-TRONIC PLUS. O conversor de binário, a embraiagem e o motor elétrico estão alojados na inovadora unidade de propulsão híbrida.

Mercedes S 560e (2018)

Além disso, o Citaro hybrid da Mercedes-Benz abre um novo capítulo para as cadeias cinemáticas dos autocarros urbanos. Pela primeira vez a nível mundial, a tecnologia híbrida está disponível como equipamento opcional para uma vasta gama de autocarros urbanos com motor Diesel ou a gasolina, ao invés de ser disponibilizada para modelos distintos.

A mobilidade do futuro será mais flexível e interligada

Durante anos, a Daimler evoluiu e deixou de ser um fabricante de automóveis para se posicionar como um fornecedor de mobilidade. Na primeira metade de 2017, o número de clientes em todo o mundo que utilizam serviços digitais de mobilidade como o car2go (líder de mercado a nível mundial na partilha de veículos), o mytaxi (líder do mercado Europeu) ou o moovel mais do que duplicou. Existem 15 milhões de clientes registados para utilizar os serviços de mobilidade da Daimler em mais de 100 cidades em toda a Europa, América do Norte e China.

Isto também se deve à implementação contínua da estratégia CASE. As quatro letras representam os temas do futuro da mobilidade: Connected, Autonomous, Shared & Services e Electric. Shared & Services engloba todos os serviços de mobilidade da Daimler Financial Services – desde a partilha de veículos (car2go) e o serviço de táxi por particulares (mytaxi) às plataformas de mobilidade (moovel). Desde finais de 2016 que a Daimler também fornece um serviço de partilha de veículos particulares através da Croove – independentemente da marca do veículo e além do âmbito do serviço prestado pela car2go.

Croove

O Mercedes me fornece acesso digital ao mundo da Mercedes-Benz. Os clientes poderão utilizar o portal para aceder aos serviços, produtos e ofertas da Mercedes-Benz. Após o registo, os clientes têm acesso a conteúdos personalizados – e ao próprio veículo. Qualquer proprietário de um veículo elétrico ou PLUG-IN Mercedes-Benz poderá utilizar a exclusiva funcionalidade Mercedes me connect: com a função Remote Online equipada de série, onde os clientes poderão visualizar confortavelmente o nível de carga, a autonomia e o posto de carregamento mais próximo através dos seus smartphones.

As soluções de carregamento ligadas em rede formam uma parte integral da iniciativa de mobilidade elétrica da divisão Mercedes-Benz Cars, pois a recetividade à mobilidade elétrica por parte dos clientes está diretamente associada à disponibilidade de uma infraestrutura abrangente. Atualmente, seja em casa através de uma Wallbox, durante as compras, no trabalho ou na rua, as possibilidades de carregamento dos veículos elétricos já são extremamente diversificadas. A partir de 2018, o carregamento de corrente contínua com base na norma CCS (Combined Charging System) estará finalmente disponível para os veículos elétricos da Mercedes-Benz. A Daimler possui uma grande variedade de parcerias de cooperação nesta área.

A Daimler AG, em conjunto com o BMW Group, a Ford Motor Company e o Volkswagen Group com a Audi e a Porsche, está a planear a criação de um consórcio para estabelecer uma rede de carregamento ultrarrápida e de elevado desempenho, com níveis de potência de até 350 kW. A construção será iniciada em 2017 e estão previstos inicialmente cerca de 400 locais de carregamento na Europa.

Com o projeto charge@Daimler, a empresa irá juntar as suas atividades para construir uma infraestrutura de carregamento inteligente em todas as suas instalações na Alemanha. Atualmente, os colaboradores nas instalações da Daimler em 24 cidades Alemãs têm acesso a várias soluções de carregamento. Até finais de 2018, a rede será alargada para mais de 2000 pontos de carregamento.

Na primavera de 2017, a Daimler AG tornou-se o principal investidor do fornecedor de soluções de carregamento dos EUA, a ChargePoint Inc. O objetivo deste investimento estratégico consiste em expandir significativamente o portfólio na área das soluções de carregamento inteligente e fornecer aos clientes um serviço premium abrangente de mobilidade elétrica.

[Fotografia de capa: Mercedes S 560e]

 

 

 

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