Mobilidade Autónoma: Uma realidade cada vez mais próxima
Condução autónoma cada vez mais perto

Daimler investe na Torc Robotics para construir camiões autónomos

By on 1 Abril, 2019

A Daimler decidiu investir para reclamar posição de controlo no capital social da Torc Robotics, empresa norte americana de desenvolvimento de software para condução autónoma, especializada em veículos pesados.

Este investimento, mais um, destina-se a acelerar o desenvolvimento do seu software de condução autónoma para a divisão de modelos pesados, pois como referiu na ocasião da assinatura do acordo Martin Daum, CEO da Daimler Trucks, “não temos conhecimento suficiente nesta área. O nosso calcanhar de Aquiles é a falta de capacidade para desenvolver rapidamente o software.”

Com esta aquisição, a Daimler Trucks tem acesso a uma empresa que é especializada na área e emprega 120 colaboradores altamente valorizados. Os valores da aquisição não foram revelados.

Recordamos que a Torc Robotics tem parcerias para a condução autónoma com a Caterpillar (na área agrícola e de mineração) e tem sido a grande rival a Darpa, uma empresa que funciona na mesma área, há 12 anos. O sistema de condução autónoma de Nível 4 da Torc, segundo responsáveis da Daimler, tem mostrado funcionar de forma perfeita nas mais diversas condições e por isso mesmo é que o gigante alemão decidiu investir nesta empresa, reclamando a maioria do capital. A Daimler Trucks e a sua divisão norte americana, são os proprietários da Freightliner, a célebre marca norte americana, líder de mercado há muitos anos. Os camiões vendidos nos EUA já oferecem nível 2 de condução autónoma, ou seja, travam automaticamente, aceleram e comandam a direção usando o radar e as câmaras do sistema. Porém, a Daimler quer ser a primeira a oferecer mais autonomia para que os condutores possam enfrentar as enormes distâncias que tem que percorrer.

Concretizada a compra, a Torc Robotics vai continuar concentrada no desenvolvimento do software de condução autónoma Asimov, enquanto que a Daimler irá focar-se na integração da tecnologia nos veículos pesados no seu centro de pesquisa e desenvolvimento de Portland, EUA.

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