Daimler recolhe centenas de milhares de modelos Mercedes a gasóleo

By on 14 Outubro, 2019

São centenas de milhares de veículos, incluindo comerciais como a Sprinter, vão ser recolhidos devido a problemas com as emissões.

Foi a própria Daimler quem comunicou que a KBA, o regulador de tráfego rodoviário alemão, concluiu o processo de audições sobre questões ligadas a modelos Mercedes equipados com o motor OM651 a gasóleo. Na sequencia, a KBA mandou a Daimler recolher milhares e veículos.

O semanário “Bild am Sonntag” já tinha noticiado que uma operação de recolha do Mercedes Sprinter estava eminente, depois da KBA ter alertado a Daimler para a possibilidade de haver motores equipados com “software” ilegal. 

Segundo comunicação da Daimler, “os clientes Mercedes serão notificados através de carta se o seu veículo for objeto de recolha, sendo o software atualizado.” No que toca à quantificação de todos os modelos que estarão afetados, a empresa alemã fala num número de seis dígitos, entre eles 260 mil Sprinter da geração que saiu de produção em 2016.

Além disso, a Daimler deixa claro que está a cooperar de forma total com a KBA na resolução do problema. Do lado da KBA, fica a certeza que os procedimentos de investigação sobre a funcionalidade do controlo das emissões nos motores, está bem avançada, mas ainda longe de estar terminada.

A Daimler, que já tinha feito um aviso de quebra dos lucros, anunciando que tinha aumentado o valor do aprovisionamento para questões legais para vários milhões de euros (no sentido de cobrir vários processos em andamento), referiu que este processo da KBA não terá repercussões nas contas da Daimler.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)