A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA
Aston Martin adia o lançamento do primeiro carro elétrico para 2026 devido à baixa procura

DBR22 Concept é a surpresa da Aston Martin para a Monterey Car Week

By on 16 Agosto, 2022

É apenas um concept e foi criado com o objetivo de comemorar a primeira década de existência do departamento de personalização Q by Aston Martin.

Para a próxima ‘Monterey Car Week’, em Pebble Beach, a Aston Martin tem prometida uma presença de peso, com diversos dos modelos da sua gama, mesmo os mais exclusivos, como o Valkyrie ou o Valhalla, mas também algumas surpresas como este DBR22 Concept que acaba de ser divulgado.

Foi criado com o objetivo de comemorar os primeiros dez anos de existência do departamento de personalização da marca, o ‘Q by Aston Martin’, assim designado para homenagear o criador das melhores invenções já utilizadas por James Bond. Além disso, a inspiração para o seu formato e traços, faz também a ligação ao passado mais histórico da marca britânica, relevando modelos como o DBR1 ou o DBR3S.

O cockpit aberto com apenas dois lugares, remete-nos para esse espaço temporal da competição automóvel, não faltando os elementos aerodinâmicos existentes atrás do encosto de cabeça de cada passageiro, ou a presença de um pára-brisas de tamanho minúsculo, mas que se liga aos vidros laterais das portas.

Diversos elementos da carroçaria e outros são produzidos em fibra de carbono, mas outros, como a estrutura da suspensão traseira, foram impressos em 3D, com diversos componentes de alumínio a formar uma peça única e reduzindo o peso do conjunto por causa disso.

Para equipar este modelo, a escolha não poderia deixar de recair no melódico V12 twin-turbo de 5,2 litros e 715 cavalos de potência, que consegue levar o DBR22 até aos 100 km/h em 3,4 segundos e até aos 319 km/h de velocidade máxima.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)