De Tomaso anuncia planos de rumar aos Estados Unidos da América
De Tomaso cumpre 60 anos e vai ser ressuscitada com um novo Pantera

De Tomaso está de volta com o belíssimo P72

By on 4 Julho, 2019

A cumprir o seu 60º aniversário, a empresa fundada por Alejandro de Tomaso está de regresso com um carro absolutamente deslumbrante.

O Festival de Velocidade de Goodwood foi o palco escolhido pela Ideal Team Ventures Limited, os novos donos da Apollo Automobili e os responsáveis pelo ressurgimento da De Tomaso. 

Para celebrar o 60º aniversário, apareceu em Goodwood o P72, um carro curvilíneo que pegou no trabalho que ficou por fazer com o P70, nos anos 60 do século passado. Nessa altura, a De Tomaso juntou-se a Carroll Shelby para fazer um “Prototipi” com um motor de 7.0 litros, dai o nome P70. A ideia era Alejandro De Tomaso desenvolver o carro com uma versão modificada do motor Ford V8 com 4.7 litros, Carroll Shelby avançava com o orçamento para fazer o carro. Peter Brock, o homem que desenhou carros como o Shelby Daytona Coupe e o Chevrolet Corvette Stingray, ficaria com o encargo de desenhar o P70.

Choque de personalidades entre De Tomaso e Shelby, levaram ao cancelamento do projeto. Mas o argentino não queria deixar cair o carro e juntou-se à Ghia para acabarem o P70. O carro passou a chamar-se “Ghia De Tomaso Sport 5000” e apareceu no Salão de Turim de 1965. Só foi produzida uma unidade ao invés das 50 planeadas.

Damos um salto no tempo até 2019 e ao Festival de Goodwood, onde o espírito e a recordação do P70 assentaram sobre o espetacular P72. Curvilíneo, sensual, o P72 é um carro que esteve a andar em Goodwood, está pronto e vai ser produzido numa série muito limitada de 72 unidades. Não há nenhum detalhe sobre a mecânica – pelo que se ouviu em Goodwood, parece que será um V8 – apenas que utiliza um chassis em fibra de carbono que deriva do Apollo Intensa Emozione (a Apollo é uma derivação da Gumpert, entretanto fechada).

A empresa proprietária da De Tomaso afirmou que o P72 manter-se-á fiel às linhas que foram reveladas há algum tempo e pelas imagens do modelo, percebe-se que a promessa foi cumprida. O De Tomaso P72 vai custar 750 mil euros antes de impostos e a empresa já está a aceitar encomendas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)