Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Depois de 27 anos de produção, chega o momento de dizermos adeus ao Sharan

By on 14 Outubro, 2022

A fábrica da Volkswagen em Palmela acabou de assistir ao final da produção do monovolume Sharan. O modelo que deu origem à Autoeuropa termina assim a sua história, quase 30 anos depois do seu início.

Maio de 1995, foi este o mês em que a Autoeuropa deu início à sua atividade, com a produção dos “monovolumes de Palmela”. Afinal, além do Volkswagen Sharan, também aqui eram produzidos em conjunto o Seat Alhambra e o Ford Galaxy. A versão da Ford deixou de sair da linha de produção com o virar do milénio, mas, no total, se somarmos todas as unidades de monovolumes produzidos na Autoeuropa, conseguimos obter um valor acima dos dois milhões, sendo que metade é apenas referente ao Sharan.

Foi o modelo que lançou as bases da nossa história de sucesso. Os modelos que se seguiram – o Scirocco e o Eos – contribuíram para a consolidação da fábrica, mas o MPV foi sempre o carro que nos caracterizou. Essa identificação está agora a cargo do T-Roc, um SUV de enorme sucesso comercial.“.

Chairman of the Board of Directors and Plant Manager at Volkswagen Autoeuropa

A última unidade do Volkswagen Sharan produzida na Autoeuropa é uma versão Active, equipada com o motor 1.4 TSI, com a carroçaria pintada em Indiumgrau metallic e com jantes “Galway” de 17 polegadas. A capacidade de produção agora libertada, será ocupada pelo incremento de volume do SUV T-Roc, que continua a ser um enorme sucesso comercial em diversos mercados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)