BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Depois de décadas de história, Alpina junta-se ao catálogo de marcas do BMW Group

By on 11 Março, 2022

Esta era mesmo uma união que tinha de acontecer. Depois de diversas décadas a otimizar os modelos da marca bávara, a Alpina foi finalmente adquirida pelo BMW Group.

Fundada oficialmente no primeiro dia de 1965, a Alpina esteve sempre ligada à BMW e à afinação dos seus modelos de competição. A produção de automóveis de passageiros baseados nos modelos da BMW, começou apenas em 1978, sendo que a Alpina, com sede na cidade de Buchloe, no distrito de Ostallgäu, na Baviera, está registada oficialmente desde 1983 como fabricante de automóveis pela German Federal Motor Transport Authority.

No ano passado, a empresa que emprega cerca de 300 trabalhadores, teve o seu melhor ano de sempre, com cerca de dois mil automóveis produzidos nas suas instalações, que continuam a ser exportados para mercados como o do Japão, Estados Unidos e Médio Oriente, além da Alemanha e da Europa.

A longa parceria entre as duas marcas tinha sido renovada no final de 2020, por mais cinco anos, mas agora, a ligação da Alpina ao BMW Group fica ainda mais presente, com a marca a entrar no catálogo dos nomes do Grupo. Ambas as empresas concordam em não divulgar qualquer um dos valores envolvidos nesta aquisição, mas afirmam que não vai existir nenhuma compra de ações.

Tal como é afirmado por Pieter Nota, membro do Conselho de Administração responsável pelas áreas de Cliente, Marcas e Vendas, “A indústria automóvel está a passar por uma enorme transformação, caminhando no sentido de uma mobilidade sustentável. Por essa razão, os modelos de negócio existentes precisam de ser reexaminados regularmente. Durante mais de cinquenta anos, a firma de Buchloe tem demonstrado como fornecer automóveis de alta qualidade através de uma atenção meticulosa aos detalhes. O Grupo BMW é também movido por esta mesma paixão por carros que capturam a imaginação. É por isso que estamos agora a embarcar num novo capítulo da nossa parceria de longa data. Adquirir os direitos de marca registada permitir-nos-á moldar o curso a longo prazo desta marca impregnada de tradição. Estamos encantados por acolher a Alpina na família BMW”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)