O que fazer em caso de acidente? Aqui ficam oito dicas úteis
Dicas & sugestões: 10 conselhos para condutores eficientes…

Dez dicas úteis para quando tiver de conduzir nos dias de maior calor

By on 27 Julho, 2022

Seja através da hidratação ou da gestão da temperatura, há alguns cuidados que deve ter ao volante nos dias em que tem de lidar com temperaturas elevadas. Segundo a EasyPark, estas são fundamentais.

Estamos a passar por dias recordistas em termos de temperaturas, havendo mesmo índices que afirmam que teremos o verão mais quente de todos os tempos. E com os termómetros dos carros a superarem facilmente os 40 graus, há alguns cuidados que devemos mesmo ter, com o objetivo de melhorar a nossa qualidade de vida ao volante.

Além disso, e como estas dez dicas foram organizadas pela EasyPark, há ainda a (útil) referência à utilização de diversas tecnologias que também poderão dar uma ajuda no sentido de superar os dias mais quentes.

  1. Localizar o estacionamento: ter uma visão clara dos estacionamentos públicos ou privados que existem na zona para a qual se dirige, pode ajudar a encurtar o tempo de deslocação, uma vez que poderá ir diretamente até ao parque desejado, em vez de andar à procura.
  2. Hidratação: ter água fresca à mão é muito importante para manter uma hidratação correta, sendo sempre aconselhado ir bebendo poucas quantidades de uma forma mais frequente, até para ajudar a manter uma temperatura correta do organismo. Além do mais, é aconselhável não abusar de bebidas açucaradas como refrigerantes, nem excitantes como o café.
  3. Confie na tecnologia: em aplicações como a EasyPark, é possível consultar as ruas em que é mais fácil estacionar, usando a funcionalidade “Find”. Além de reduzir o tempo em que está no exterior e com temperaturas mais elevadas, não tem de perder ainda mais tempo à procura de um lugar de estacionamento.
  4. Proteger o interior do sol: um lugar à sombra ou num parque coberto serão sempre as opções mais desejadas, mas, nos dias em que isso não acontece, use um tapa-sol para o para-brisas, por exemplo, uma vez que consegue proteger o tablier e o volante, fazendo com que seja mais fácil libertar o calor existente quando voltar a entrar.
  5. Refresque pouco a pouco: antes de ligar o ar condicionado, abra primeiro as janelas e, se possível, deixe as portas abertas durante um minuto ou dois, libertando uma boa percentagem do calor que está acumulado no habitáculo. Depois disso, ligue então o ar condicionado para ir diminuindo a temperatura das tubagens e de seguida já pode começar a pensar em ir fechando as janelas.
  6. Acima dos 22 graus: no caso de o sistema de ar condicionado incluir uma regulação automática da temperatura, aconselha-se a manter os valores em torno dos 22 graus. Desta forma, vai garantir um ambiente confortável no habitáculo e a diferença em relação ao exterior não será tão drástica.
  7. Reserva de estacionamento: se quiser visitar um local específico, pode usar a aplicação EasyPark ou mesmo a sua página online para procurar um estacionamento por perto e até reservar o seu lugar, além de ficar a conhecer os preços praticados e informações como os horários dos parques de estacionamento disponíveis.
  8. Utilize roupa cómoda: que seja folgada e leve. Uma camisa fina que cubra os braços aliviará a sensação de calor na pele e os tecidos menos pesados ajudam a que mantenha uma temperatura corporal correta.
  9. Descanse: com um qualquer sinal de cansaço, sonolência ou enjoo, encoste na próxima estação de serviço, beba água e descanse um pouco, garantindo que possa continuar viagem de uma forma segura. O tempo ideal para cada paragem quando estiver a viajar de carro é a cada duas horas.
  10. Nunca dentro do carro: não espere outras pessoas dentro de um veículo quando as temperaturas são altas, uma vez que a falta de movimento faz com que o calor no habitáculo seja ainda mais elevado. E claro, nunca, mas nunca, deixe crianças ou animais dentro do carro, ainda que seja por espaços curtos de tempo.

E já agora, boa viagem, E se for caso disso, umas boas férias!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)