Esquecer de colocar o dístico do seguro automóvel já não dá multa
Todos os documentos que deve ter no veículo

Dístico do Seguro Automóvel deixa de ser obrigatório… colocar no vidro do carro

By on 11 Junho, 2023

O Parlamento já aprovou o Projeto de Lei n.º 659/XV/1.ª (IL) que elimina a obrigação de afixação do Dístico do Seguro Automóvel, agora só resta esperar que seja publicado em diário da República que que tenha efeito e a partir daí deixa oficialmente de ser obrigatório afixar no pára-brisas do carro o dístico do seguro automóvel. Foram também (naturalmente) eliminadas as coimas associadas à não afixação do dístico.
Há muitas leis que, como esta são injustificadas, pois o Estado cobrava pelo simples esquecimento de um papel, onde estava uma informação que esse próprio Estado tem. Se o veículo tem seguro válido ou não…
Os documentos emitidos através de meios eletrónicos substituem o certificado de seguro em papel, mas quem quiser, claro, pode tê-lo em papel. Ninguém é obrigado a ter um smartphone, ou um tablet, ou computador portátil…
Seja como for, lembre-se que tem de trazer sempre consigo o documento de identificação pessoal (Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de contribuinte ou Passaporte), a Carta de Condução, o Documento Único Automóvel ou, no caso do veículo ser antigo, o livrete e o título de registo de propriedade, a Ficha de Inspeção Obrigatória do automóvel e o Certificado de Seguro Automóvel. O que deixa de ser obrigatório é colocar no vidro do carro…

FOTO Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)