Dodge Challenger Black Ghost: das ruas de Detroit para a Europa

By on 25 Maio, 2023

Última chamada! A homenagem ‘Last Call’ da marca na Europa, inaugurada em março com o Dodge Challenger Shakedown, continua: um projecto ao puro estilo Dodge que oferece aos entusiastas a oportunidade de beneficiarem do grupo motopropulsor HEMI dos Chargers e Challengers. A marca está a planear o lançamento continental do Challenger Black Ghost, inspirado na histórica edição de 1970 e com acabamentos exclusivos em preto e cromado, a segunda edição da série ‘Last Call’ a chegar à Europa.

Os veículos da série especial serão produzidos e comercializados em edição limitada: uma oportunidade única para os entusiastas da marca garantirem um modelo exclusivo e fazerem parte do percurso da icónica geração ‘Last Call’.

Para Tim Kuniskis, Director-Geral da marca Dodge: “A história da Dodge é composta por tantos “muscle cars” lendários que foi difícil selecionar os sete veículos a homenagear com a gama Last Call, mas o Black Ghost foi uma escolha fácil.”

O segundo modelo a chegar à Europa é o Dodge Challenger Black Ghost, que se inspira no icónico Dodge Challenger RT SE (edição especial) preto de 1970, propriedade de Godfrey Qualls. Um “muscle car” que, com o tempo, se tornou uma lenda, graças às corridas clandestinas realizadas nas ruas de Detroit.

O Dodge Challenger Black Ghost 2023 foi um dos primeiros seis modelos da série Last Call, revelado em Agosto de 2022 durante a Dodge Speed Week no M1 Concourse em Pontiac, Michigan.

O Dodge Challenger Black Ghost edição especial 2023 revisita o veículo histórico em um tom moderno, com elementos pretos e cromados, como o exclusivo gráfico de teto de vinil ‘pele de jacaré’ preto semelhante ao original, adornando um Challenger SRT Hellcat Redeye Widebody atualizado para 807 cv.

O modelo possui a alma inefável mas ousada do Dodge Black Ghost original, graças a elementos como as jantes Warp Speed de 20×11 polegadas em carbono acetinado, o emblema Black Ghost no painel de instrumentos, os ganchos pretos Mopar® no capot e os travões pretos de seis pistões.

Também apresenta emblemas Challenger na grelha, nos guarda-lamas e no spoiler e um emblema SRT Midnight Metallic na grelha.

Um emblema Dodge vibrante no painel de instrumentos, um volante em Alcantara com um logótipo SRT vermelho, um tejadilho em camurça Dynamica com frisos em fibra de carbono real e bancos e portas em pele Alcantara/Laguna completam o modelo. Os entusiastas poderão desfrutar de um veículo Dodge verdadeiramente exclusivo: apenas 300 exemplares serão produzidos, todos eles Challenger SRT Hellcat Redeye Widebody com a pintura Pitch Black.

A última viagem do Dodge Charger e do Dodge Challenger HEMI

A edição exclusiva Last Call é uma reimaginação de sete modelos icónicos que fizeram a história da marca: Dodge Challenger Shakedown, Charge Super Bee, Challenger e Charger Scat Pack Swinger, Charger King Daytona, Challenger Black Ghost e Challenger SRT Demon 170. Todos os modelos 2023 são inspirados nos emblemáticos “muscle cars” da marca, recordando os seus pormenores mais significativos, e apresentam uma placa comemorativa especial sob o capot que faz de cada um deles uma verdadeira peça de colecção e apresenta o nome e a silhueta do veículo, bem como as palavras “Designed in Auburn Hills” e “Assembled in Brampton” para certificar a sua origem.

Cada uma das duas gamas oferece 14 opções de cores exteriores, incluindo três tonalidades históricas – Azul B5, Roxo Plum Crazy e Verde Sublime – bem como o popular e moderno Cinzento Destroyer. Os automóveis também apresentam gráficos de carroçaria distintos.

Para celebrar esta edição especial ao puro estilo Dodge, a marca também alargou o âmbito do pacote Jailbreak aos Challenger e Charger SRT Hellcat de 717 cavalos de potência, para oferecer aos entusiastas possibilidades de personalização verdadeiramente ilimitadas na criação do seu próprio “muscle car”, com uma personalização única em todos os pormenores.

A Dodge Europa estabeleceu fortes laços com os seus Parceiros Oficiais de Vendas Internacionais para levar o Charger e o Challenger às mãos dos entusiastas através da sua rede oficial de retalho com pacotes completos de assistência e garantia.

Dodge, alto desempenho e a melhor potência da sua classe

Durante mais de 100 anos, a marca Dodge manteve o espírito dos irmãos John e Horace Dodge. A sua influência mantém-se até aos dias de hoje, com a Dodge a entrar em alta velocidade com uma gama de veículos que oferecem um desempenho inigualável em cada um dos segmentos em que competem.

A Dodge está a avançar como uma marca de alto desempenho, oferecendo versões SRT Hellcat do Dodge Challenger, Dodge Charger e Dodge Durango, bem como uma versão híbrida de alto desempenho R/T do novíssimo Dodge Hornet, que é o primeiro veículo de alto desempenho electrificado da marca.

A Dodge oferece um Dodge Challenger SRT Super Stock de 807 cavalos que domina os circuitos de arrancada; o Dodge Charger SRT Redeye de 797 cavalos, o sedan de produção em série mais potente e mais rápido do mundo; e o Dodge Durango SRT Hellcat de 710 cavalos, o SUV mais potente de sempre; e o melhor desempenho padrão da sua classe no segmento de veículos comerciais compactos com o Dodge Hornet.

Combinados, estes quatro veículos potentes fazem da Dodge a marca mais potente do sector, oferecendo mais potência do que qualquer outra marca americana em toda a sua gama.

Em 2022, a marca Dodge ficou em primeiro lugar no estudo J.D. Power APEAL (mercado de massas), tornando-se a única marca nacional a alcançar este resultado durante três anos consecutivos. Para além disso, o Dodge Challenger confirmou a sua posição de líder no segmento dos muscle cars, superando novamente a concorrência pelo segundo ano consecutivo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)