Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Dois dos primeiros Bugatti Veyron foram alvo de uma remodelação total em Molsheim

By on 4 Março, 2023

Graças ao meticuloso trabalho do departamento “La Maison Pur Sang” da Bugatti, dois dos primeiros Veyron produzidos em Molsheim acabaram de receber uma nova configuração, mas também a sua certificação oficial.

Apresentado oficialmente em 2005, o Bugatti Veyron é um dos modelos mais incríveis da marca de Molsheim, sendo que estas duas unidades específicas pertencem à mesma coleção, sediada nos Emirados Árabes Unidos. No entanto, tanto o 16.4 Coupé como o Gran Sport passaram os últimos nove meses em Molsheim, juntamente com a equipa do departamento “La Maison Pur Sang”, responsável pelo restauro e pela certificação dos modelos mais históricos da marca, a receber uma completa renovação, totalmente ao gosto do seu cliente.

Luigi Galli, Heritage and Certification Specialist da Bugatti, supervisionou estes dois processos de remodelação, destacando a crescente procura por este marco histórico da marca, o Veyron. “Com o passar do tempo, o Veyron está cada vez mais maduro e é mais apreciado hoje do que nunca. Este carro foi um feito de design e engenharia do mundo automóvel, que estava anos-luz à frente do seu tempo, quando foi apresentado ao mundo, em 2005. E isso é algo que acontece até hoje, com o Veyron a ser alvo de uma procura cada vez maior por parte de colecionadores de todo o mundo. Dizer que se trata de um clássico moderno é um eufemismo, uma vez que o Veyron será sempre um modelo intemporal. O facto de ter sido um marco histórico do mundo automóvel em geral está a fazer com que se note uma procura crescente por este modelo”.

No caso destes dois Veyron, provenientes da mesma coleção, sediada no Dubai, ambos receberam uma nova configuração, a pedido do cliente, sendo esta completamente documentada de forma a salvaguardar o valor ou mesmo o status de cada uma destas unidades e, por isso, todos os passos e modificações fazem agora parte da certificação emitida pela “Bugatti La Maison Pur Sang”. Durante o processo de nove meses, o proprietário dos dois modelos esteve sempre em contacto com a equipa da Bugatti, assistindo “de perto” ao desenrolar desta autêntica operação que já estava a ser projetada há cerca de três anos.

“Para mim, foi uma escolha óbvia ter estes dois belos exemplares do Veyron renovados com uma nova imagem pela equipa da Bugatti e pelo incrível Programa Bugatti Heritage La Maison Pur Sang, ajudando a preservá-los por muitos mais anos. Como sempre, a arte e a engenharia da equipa da Bugatti são de classe mundial”, comentou o proprietário dos dois Veyron.

Bugatti Veyron 16.4 Coupé

Produzido originalmente em 2006, o Veyron Coupé regressou ao atelier para uma metamorfose total, com o interior e o exterior a receber uma nova configuração mais contemporânea e de acordo com os desejos do seu cliente. Desta forma, em vez dos dois tons de cinzento no exterior e do interior em tons de Cognac, o Veyron recebeu uma combinação com dois tons de azul (Black Blue M e Blue M) para a carroçaria e viu o seu habitáculo renovado com tons de pele em tom Havanna.

Para que todas estas modificações pudessem ser efetuadas, foi necessário desmontar o Veyron por completo, de forma a prepará-lo para a sua reconfiguração. E durante todo este processo, a equipa técnica da marca restaurou todos os seus componentes mecânicos, deixando todo o conjunto com 18 anos de idade como se estivesse a sair do atelier de Molsheim pela primeira vez.

Bugatti Veyron Grand Sport

Entregue ao seu primeiro e único proprietário no Atelier da Bugatti durante a celebração do centenário da marca em 2009, este foi um dos primeiros Grand Sport a ser vendido. Por essa razão, o pedido do cliente era mais simples: manter a alma do modelo intacta, mas mudar alguns dos detalhes no habitáculo. Desta forma, a cor principal do interior passou de Silk para Magnola, uma alteração capaz de adicionar um ambiente mais acolhedor ao Veyron, reforçando o seu desenho intemporal.

Depois de todas as minuciosas verificações técnicas – tal como acontece com todos os modelos que passam por este processo – foi então emitido um novo certificado da “La Maison Pur Sang”. Na opinião do cliente, esta foi uma experiência perfeita e bastante imersiva, com uma ligação de confiança muito próxima e positiva entre as equipas da Bugatti em Molsheim e no Dubai. De tal forma que o cliente já está a considerar rejuvenescer outros exemplares do Veyron que também se encontram na sua coleção.

“Já aprecio estes dois modelos da Bugatti há diversos anos, em conjunto com outros hiperdesportivos de Molsheim que também fazem parte da nossa coleção. Estes dois ícones, pioneiros nas vertentes da performance, do design e da engenharia, já têm mais de uma década, mas a sua posição no panteão dos grandes nomes do mundo automóvel continua a aumentar de dia para doa. Na minha opinião, um Veyron exige ser mantido nas melhores condições possíveis, pois é a única forma de homenagear uma obra-prima tão inovadora da Bugatti”, disse o proprietário, um cliente fiel da Bugatti e um entusiasta de longa data das criações de Molsheim.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)