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DS 7 Crossback agora disponível com motor PureTech de 225 cv

By on 5 Junho, 2018

Três meses após o seu lançamento comercial, o DS 7 CROSSBACK, o SUV da DS, reforça o seu leque de motores com o PureTech com 225 cv de potência e 300 Nm de binário, registando 5,9 litros de consumo homologado. Em face destes valores, esta nova proposta coloca-se ao mais alto nível entre os seus concorrentes.

O bloco PureTech 225 associado à caixa automática EAT8 destaca-se pelos seus níveis de performance, nos consumos e,  especialmente, em eficiência. Combina-se, assim, um prazer de condução amplificado com uma serenidade dinâmica.

A ambição da DS Automobiles é encarnar no automóvel o savoir-faire do luxo francês. O DS 7 CROSSBACK assume as características de requinte através do recurso a materiais de elevada qualidade ou da atenção aos mais pequenos detalhes. Ao volante, este savoir-faire é expresso através das suas motorizações, entre as quais o bloco de 4 cilindros a gasolina PureTech 225.

Concebido em França e fabricado em Douvrin, beneficia das mais avançadas tecnologias – elevação variável das válvulas de admissão, sincronização variável na admissão e escape, turbo twinscroll, injeção direta a 200 bar e filtro de partículas GPF, garantia de consumos e emissões ao melhor nível no segmento.

Motor

O motor a gasolina PureTech 225 oferece uma potência de 225 cv e uma redução de 6% dos consumos, comparativamente às versões precedentes (THP 205). Para alcançar tal performance, os engenheiros da DS visaram uma melhoria do seu rendimento. Para o efeito,

  • os ciclos de combustão evoluiram: neste motor de 4 cilindros, o sistema Valvetronic (elevação variável contínua das válvulas de admissão e rotações variáveis da árvore de cames na admissão e escape) foi generalizado, a gestão das injeções de combustível foi otimizada e as injeções são múltiplas;
  • as fricções foram reduzidas: graças a uma geração completamente nova de segmentos e pistões e à adoção de um eixo do pistão com revestimento DLC (Diamond Like Carbon);
  • o turbocompressor foi redesenhado: para garantir simultaneamente mais performance e disponibilidade graças a um comando elétrico da válvula waste gate, bem como a novas peças de elevado rendimento na turbina e do compressor.

Transmissão 

A nova transmissão automática de 8 relações (EAT8) no DS 7 CROSSBACK, em associação ao bloco PureTech 225, permite diminuir os consumos através de uma adaptação dinâmica das relações de caixa, de modo a obter-se um maior rendimento e, especificamente, em modo ECO, associando o modo free wheeling (processo de regresso do motor ao ralenti através do desacoplamento da caixa de velocidades sempre que se levanta o pé do acelerador, a velocidades entre os 20 e os 130 km/h).

Ecologia

Este motor a gasolina PureTech permite, ainda, uma redução drástica das emissões de poluentes, independentemente das condições de utilização, devido a:

  • um filtro de partículas GPF (Gasoline Particulate Filter) para reduzir as emissões de partículas (eficácia de filtragem superior a 75%);
  • um sistema de despoluição ainda mais eficaz em todas as situações, graças à utilização de novas tecnologias ao nível do catalisador, permitindo-se uma temperatura de escape mais elevada, fruto dos materiais de elevada resistência térmica empregues;
  • reação da combustão otimizada: a mistura ar/combustível é controlada com precisão através do recurso a uma nova geração da sonda de oxigénio.

Versões disponíveis

O DS 7 CROSSBACK disporá, brevemente, de 5 motores térmicos potentes e eficientes e de um motor híbrido a gasolina plug-in (PHEV, 4×4 e 300 cv). Neste seu ano de lançamento, o SUV da DS propõe, desde já, 4 blocos que respeitam a norma anti-poluição Euro 6.2:

  • os motores 4 cilindros PureTech 180 e PureTech 225 Automático disponibilizam, respetivamente, 250 e 300 Nm de binário às 1.650 e 1.900 rpm, registando consumos a partir de 5,8 l/100 km;
  • em paralelo, as duas propostas Diesel – BlueHDi 130, com caixa manual, e BlueHDi 180, de caixa automática – desenvolvem, por esta ordem, um binário de 300 Nm às 1.750 rpm e de 400 Nm às 2.000 rpm, com consumos inferiores a 5 l/100 km (respetivamente 4,0 e 4,9 litros aos 100 quilómetros).

Animado por esta motorização a gasolina, o DS 7 CROSSBACK PureTech 225 Automático percorre dos 0 aos 100 Km/h em 8,2 segundos e apresenta uma velocidade máxima de 234 Km/h.

Em Portugal, este motor equipa as versões Performance Line, So Chic e Grand Chic do DS 7 CROSSBACK.

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