DS Automobiles: Geofencing para ajudar na gestão das baterias
DS 3 e DS4: Novas versões híbridas para garantir economia

DS Automobiles lança a segunda edição do programa DS x MÉTIERS D’ART

By on 18 Dezembro, 2022

O DS x MÉTIERS D’ART é um concurso de criatividade aberto a todos os artesãos artísticos instalados em França e tem o objetivo principal de descobrir novos talentos. Este ano, o foco está nos efeitos de luz e no DS 3 E-Tense.

Integrada no DS DESIGN STUDIO PARIS, a divisão CMF (Cores, Materiais e Acabamentos) representa o encontro perfeito entre a criação, o luxo e o savoir-faire. Composto por uma equipa com diferentes origens criativas, os designers estão constantemente em busca das linhas, das texturas e das sombras certas. Esta investigação é apoiada pelo excecional savoir-faire dos ateliers de estofos e de pintura, pela excelência dos fornecedores parceiros da Marca, mas também pelos artesãos com quem a DS Automobiles tem vindo há muito a colaborar para que os seus protótipos se destaquem através do desenvolvimento de materiais pensados para o futuro com uma alta qualidade e acabamentos exclusivos.

Impulsionadas por esta busca pela criatividade e pela excelência, as equipas da DS Automobiles lançaram um concurso criativo para os melhores artesãos de arte franceses, fazendo-o em parceria com a Métiers Rares, empresa de consultoria de renome especializada na promoção do artesanato e também mecenas e fundadora do meio de comunicação “The Craft Project”. Desde a sua primeira edição, quis-se apelar ao poder de inovação dos artistas através de um desafio técnico e estético que permitiu aprofundar a ligação de criatividade e de inovação entre a DS Automobiles e estes profissionais, já estabelecidos ou emergentes, no universo da arte criativa e do artesanato.

Lançado em 2021, o primeiro DS x MÉTIERS D’ART levou à criação de um interior para um DS 9 exclusivo, realizado pela vencedora Anne Lopez. Formada em Belas-Artes em Paris e na escola Art Mural de Versailles, inspira-se particularmente no movimento e no efeito do vento na natureza.

O concurso criativo DS x MÉTIERS D’ART – DS LUMEN que acaba de iniciar, divide-se em quatro etapas. Numa primeira fase, os candidatos deverão submeter as suas propostas. Um comité interno irá escolher dez participantes, que terão, depois, de desenvolver amostras a partir de um orçamento previamente alocado. Deste grupo serão escolhidos três finalistas, selecionados por um júri composto por equipas da DS Automobiles e personalidades influentes nas áreas da arte e da criação. Serão convidados a criar uma peça para a grelha do novo DS 3 E-TENSE, sempre cumprindo com um orçamento definido. Por fim, o júri designará o vencedor do concurso, a quem a DS Automobiles confiará a realização da grelha para o DS 3 E-TENSE, atribuindo também um prémio no valor de 5.000 euros.

Estamos comprometidos com a descoberta e em colocar em destaque os diferentes talentos entre os artesãos franceses. Motivados pelo sucesso da primeira edição do DS x MÉTIERS D’ART, que deu origem à composição de um interior exclusivo para o DS 9, estamos interessados em desenvolver esta segunda edição com dois temas que nos são importantes: a luz e a transparência. O campo de expressão será a grelha do novo DS 3 E-TENSE 100% elétrico, uma versão que não está sujeita aos constrangimentos tradicionais devidos ao arrefecimento, o que permite oferecer uma nova superfície sobre a qual os artesãos podem expressar livremente toda a sua criatividade, o seu savoir-faire e a sua experiência.

Thierry Metroz, Directeur du Style

O concurso criativo DS x MÉTIERS D’ART está reservado a profissionais estabelecidos em França. Os interessados podem inscrever-se no através deste portal, podendo submeter as suas candidaturas até ao dia 6 de janeiro de 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)