DS Automobiles: ChatGPT de série para todos os modelos
DS Automobiles desvenda no manifesto M.i. 21 como vão ser os interiores dos seus modelos

DS E-TENSE FE23 ‘acelera’ desenvolvimento do DS 7 E-TENSE 4X4 360

By on 25 Maio, 2023

A DS Automobiles aproveita a experiência e o sucesso adquiridos na Fórmula E, campeonato de monolugares 100% elétrico, para acelerar o desenvolvimento dos seus automóveis de estrada e o novo DS 7 E-TENSE 4×4 360 é um desses exemplo, pois utiliza tecnologias derivadas diretamente da Fórmula E, tal como os todos os outros modelos eletrificados do construtor.

Desde a abertura do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E aos construtores, a DS Automobiles é a única marca que venceu pelo menos uma corrida em cada temporada. Na América, Ásia, Europa e África – com três gerações de monolugares – a DS Performance conquistou quatro títulos de campeões, 47 pódios e 16 vitórias, num total de 98 corridas.

Os conhecimentos e a experiência adquiridos ao competir com alguns dos mais famosos construtores do mundo, num campeonato particularmente disputado, constituem uma enorme motivação para a DS Automobiles. A competição constitui um verdadeiro laboratório ao ar livre para a DS Performance, contribuindo para a inovação.

A DS Performance produziu uma série de estruturas físicas dos DS E-TENSE FE23 conduzidos por Jean-Éric Vergne e por Stoffel Vandoorne – tais como a unidade motriz traseira, incluindo o sistema de recuperação de energia e a transmissão, o sistema de arrefecimento, o sistema elétrico e a suspensão traseira – bem como o software e os algoritmos que optimizam a gestão da energia. Tudo o que a DS Performance aprende na Fórmula E representa um conhecimento útil para as equipas que fabricam os modelos de estrada E-TENSE da DS Automobiles.

O novo DS 7 E-TENSE 4×4 360 utiliza um sistema de recuperação de energia herdado da Fórmula E. É ainda mais eficaz do que o sistema dos modelos anteriores e otimiza a gestão através da análise da pressão exercida sobre o pedal do travão, oferecendo uma qualidade de travagem sem precedentes.

Pioneiros da transição energética, homens e mulheres da DS Automobiles acompanharam o desenvolvimento da eletrificação graças às evoluções regulares de software e hardware. Com os quatro títulos já conquistados na Fórmula E, a DS Automobiles aponta já a um futuro sem emissões de CO2 nas estradas. A partir de 2024, todos os automóveis novos da DS Automobiles serão 100% elétricos.

Para Béatrice Foucher, CEO da DS Automobiles: “A partir da altura em que a Fórmula E foi aberta aos construtores, tomámos a decisão de entrar nesta inovadora competição com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da nossa gama eletrificada e incrementar a reputação da DS Automobiles. A experiência que acumulámos desde 2015, sublinhada pelos nossos quatro títulos e pelas numerosas vitórias obtidas em todos os continentes visitados pelo campeonato, beneficia diretamente os nossos clientes graças à implementação continua de transferência de tecnologias. Porque são os nossos clientes os verdadeiros vencedores dos nossos sucessos no campeonato 100% elétrico mais importante do mundo”.

Já para Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance: “O desporto motorizado sempre foi uma extraordinária ferramenta de investigação e de desenvolvimento. Isto é ainda mais verdadeiro no presente, uma vez que nos encontramos no centro de uma revolução elétrica na indústria automóvel. A Fórmula E representa um laboratório muito útil para acelerar e aperfeiçoar a eletrificação. Graças ao desporto motorizado, a DS Performance desenvolveu um ultra potente software de recuperação de energia, bem como componentes físicos, como o motor e o inversor, que se tornaram mais pequenos e mais eficientes com o passar do tempo. Toda esta experiência já foi incorporada na nossa atual gama eletrificada e estará presente nos próximos modelos 100% elétricos da marca”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)