DS Automobiles: Geofencing para ajudar na gestão das baterias
DS 3 e DS4: Novas versões híbridas para garantir economia

DS E-Tense Performance eleito o “Concept do Ano” nos GQ Car Awards

By on 24 Fevereiro, 2023

A edição deste ano dos GQ Car Awards incluiu apenas automóveis híbridos plug-in e 100% elétricos, sendo que a categoria do “Concept do Ano” foi conquistada pelo laboratório rolante que é o DS E-Tense Performance.

O incrível protótipo da DS Automobiles que continua a ser desenvolvido em parceria com os monolugares da marca do campeonato de Fórmula E, acaba de ser eleito o “Concept of the Year” nos GQ Car Awards deste ano. A edição de 2023 incluiu apenas automóveis elétricos ou híbridos plug-in, pelo que a presença deste DS E-Tense Performance está perfeitamente de acordo.

“A DS Automóveis guarda um segredo. Além de apresentar automóveis elegantes e requintados, com preços de venda muito razoáveis, a marca é, também, arrojada e provocadora. Ao conferir total liberdade aos seus designers, permite-lhes desenvolver ideias inovadoras e apresentar ‘concepts’ de grande beleza, como é o  caso do DS E-TENSE PERFORMANCE. Este deslumbrante coupé com 815 cavalos de potência baseia-se na tecnologia utilizada na Fórmula E, sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,0 segundos, e apresenta-se com uma pintura de ‘efeito de escaravelho’ que não deixa ninguém indiferente.”

Paul Henderson, Editor-adjunto da GQ

“O desporto motorizado foi sempre um instrumento excecional de investigação e desenvolvimento. Graças à experiência adquirida na competição, os automóveis de produção em série conseguem registar enormes progressos. O mesmo se passa com os ‘concept-cars’, verdadeiros laboratórios tecnológicos, com um estilo destinado a inspirar os nossos futuros modelos para o dia-a-dia. O DS E-TENSE PERFORMANCE resulta da combinação perfeita entre a experiência adquirida em competição e uma projeção dos automóveis do futuro. Derivado da Fórmula E, este laboratório sobre rodas é a prova de que os modelos 100% elétricos da DS Automobiles irão bem longe.”

Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance

A principal missão deste protótipo é a de continuar a descobrir a melhor forma de criar um superdesportivo de estrada para a próxima gama de modelos da DS Automobiles, que será 100% elétrica a partir de 2024. Quanto ao DS E-Tense Performance, o conjunto de tração é composto pelos mesmos dois motores elétricos dos monolugares de competição, com uma potência combinada de 600 kW (250 kW à frente e 350 kW atrás), correspondendo a 815 cavalos de potência e uns impressionantes 8.000 Nm de binário transmitidos às rodas. Estes dois motores elétricos oferecem um excecional nível de desempenho e permitem ao DS E-TENSE PERFORMANCE passar dos 0 aos 100 km/h em 2,0 segundos. A carga de 350 kW permite que a bateria seja totalmente recarregada em apenas cinco minutos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)