Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

E que tal cruzar um Porsche 930 Turbo com um motor de Fórmula 1?

By on 18 Outubro, 2018

Pode parecer uma ideia meio doida ou até parva, mas a Lanzante Limited, especializada em restaurar clássicos e presença habitual na competição em pista com carros novos e clássicos, entende que é, apenas, uma bela ideia.

E da ideia, rapidamente se passou à prática e os técnicos da Lanzante reuniram o primeiro 911 com motor turbo, o 930, com o motor Porsche de Fórmula 1 financiado pelo TAG Group de Mansour Ojjeh. Olhando para as fotos ou para o carro ninguém se apercebe do verdadeiro monstro que tem na sua frente.

Colocado no mesmo local onde habitualmente estaria um boxer de seis cilindros sobrealimentado, está um V6 de 1.5 litros que, de acordo com o historial afixado no compartimento do motor, trabalhou entre 1983 e 1987, com vários pilotos. O propulsor cabe sem problemas no compartimento do 930 Turbo e trata-se de um bloco que foi usado pela McLaren. A potência é desconhecida, depende do nível da pressão do turbo, mas anda entre os 725 e os 1075 CV, em modo de qualificação. Acredita-se que este motor tenha o nível de potência mais baixo.

O curioso é que este carro, com jantes RUF, estava no museu da Porsche – foi um carro de testes na época em que a Porsche lançou o 930 Turbo – “desapareceu” e voltou a reaparecer na Porsche Racing Reunion onde foi lançado a reinterpretação moderna do 935 ModyDick. Fechado o capô motor, apenas uma olhadela ao interior permite perceber que este é um carro especial pois o conta rotações vai até às 10 000 rpm e tem o logótipo TAG Turbo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)