Vai de férias nesta Páscoa? Cuidados a ter com o seu carro e na estrada
Carnaval em Segurança 2024: 104 detenções por crimes rodoviários

E se as estradas brilhassem no escuro? Na Austrália isso já acontece

By on 3 Março, 2023

Em algumas estradas australianas está a ser usada uma mistura de tinta fotoluminescente nas pinturas das marcações no asfalto, que poderá melhorar consideravelmente a segurança em diversas vias.

A condução nas horas em que o sol já se pôs ou mesmo em noite cerrada pode ser mais complicada para muitos condutores e um autêntico pesadelo para aqueles que já não contam com uma visão a 100%, especialmente em zonas sem iluminação, em que tudo está dependente dos faróis de cada automóvel.

Para atenuar esta situação, o Estado de Victoria, na Austrália, em conjunto com uma empresa local, está a testar uma nova solução capaz de fazer as marcações da estrada brilharem no escuro. Usando uma solução que já conhecemos há diversas décadas nos mostradores de relógios, por exemplo, as tradicionais faixas brancas no asfalto recebem uma nova tinta fotoluminescente, que tem a capacidade de absorver e armazenar a luz natural durante o dia e consegue ficar brilhante durante a noite, tornando estas mesmas marcações muito mais visíveis pelos condutores.

Este tipo de solução não requer equipamento adicional, apenas uma nova mistura de tinta e tem diversas aplicações além das marcações nas estradas, tais como parques de estacionamento ou outras de fraca visibilidade, mas o que está mesmo garantido é o incremento de segurança que proporciona, além de um efeito muito original.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)