Novo MINI Cooper S (na versão Classic) já andou por Portugal
Novo MINI Cooper a gasolina com versões C e S

Edição especial do Mini presta homenagem à piloto Pat Moss

By on 11 Março, 2022

Apresentado oficialmente no Dia Internacional da Mulher, o novo Mini Pat Moss Edition foi criado com o objetivo de prestar homenagem a uma mulher pioneira, que deu a primeira vitória à marca, num mundo que era essencialmente masculino.

Já passaram cerca de seis décadas desde que Pat Moss, piloto de ralis, levou pela primeira vez um Mini à vitória num rali internacional, dando início a uma carreira preenchida de sucessos e um histórico de vitórias incrível para o pequeno modelo da marca britânica.

A prova realizou-se em maio de 1962. Era o International Tulip Rally, que incluía um trajeto entre o município holandês de Noordwijk e a Riviera francesa, numa viagem de ida e volta. E no final, foi Pat Moss que conseguiu registar o melhor tempo, ao volante de um Mini Cooper.

60 anos depois, a Mini presta homenagem a este feito e a esta mulher, com uma edição especial do Mini de 3 e 5 portas, limitada a pouco mais de 800 unidades. É baseada nas versões Cooper S e John Cooper Works, com carroçarias de três e cinco portas, e com potências entre os 178 e os 231 cavalos.

A decoração exclusiva destas versões inclui a história da Mini na competição, mas também as carreiras de Pat Moss e Ann Wisdom. Distingue-se pelos três tons do tejadilho (Chilli Red, Melting Silver e Jet Black), mas também pelas tulipas estilizadas existentes nos pilares C e nas proteções laterais, em conjunto com a inscrição “Pat Moss”. E as tampas dos cubos das rodas também incluem as mesmas túlipas.

Na zona inferior das grelhas laterais, junto das rodas da frente, estão inscritos os detalhes-chave da participação nesta prova, como a distância de 2.500 quilómetros, o nome do modelo e o número de partida “104”, bem como a rota percorrida: Noordwijk – Monte Carlo – Noordwijk. E no capot, a faixa branca que relembra o modelo que venceu o rali, inclui letras e números tridimensionais com a sequência 737 ABL, o número de registo do modelo original.

No interior, além das túlipas que também encontramos em algumas zonas, está presente um grafismo abstrato que simboliza os quatro cilindros do motor, mas que também conjuga as letras “M” e “W”, Moss e Wisdom, o duo perfeitamente equilibrado que se destacou no mundo dos ralis durante cerca de sete anos.

A edição especial do Mini que presta homenagem à irmã mais nova de Sir Stirling Moss, foi apresentada oficialmente no passado Dia Internacional da Mulher e deverá chegar ao mercado no próximo mês de maio.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)