Novo MINI Cooper S (na versão Classic) já andou por Portugal
Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring

Em maio, a Mini vai regressar às 24 horas de Nürburgring

By on 27 Abril, 2022

Podia ser apenas um Mini com algumas diferenças, mas não. Este Mini John Cooper Works foi construído especificamente a pensar numa das mais exigentes provas de resistência.

Dez anos depois de ter participado pela última vez nas 24 horas de Nürburgring, a Mini está de volta com uma arma especialmente concebida para esta batalha. Foi construído pela Bulldog Racing, uma equipa privada com instalações em Nurburg e testado em Miramas, no centro de testes da BMW, no sul de frança. E nas 24 horas de Nürburgring, vai competir na categoria SP3T.

Pelo exterior, o ponto mais visível é a histórica cor vermelha com o tejadilho pintado de branco, tal como acontecia com os modelos de competição da marca nos anos 60. Mas depois, começamos a descobrir muitas mais diferenças. A mais óbvia, no entanto, é a gigantesca asa posterior que não vai passar despercebida em nenhuma parte da pista.

Além desta, são também visíveis as modificações laterais efetuadas na carroçaria, especialmente na secção lateral traseira e nos guarda-lamas dianteiros. Estão igualmente destinadas a melhorar a aerodinâmica deste modelo, mas também consegue dissimular a maior largura das vias.

Além destas alterações, estão também presentes um fundo totalmente plano e um novo difusor de ar traseiro, mas também uma roll-cage feita à medida deste Mini, um novo depósito de combustível com 100 litros de capacidade e até um sistema pneumático para levantar o carro automaticamente nas paragens nas boxes.

O sistema de travagem foi melhorado com componentes originais da BMW M Performance e a suspensão conta agora com uma solução específica para ser usada em competição. E claro, tudo o que não era preciso e adicionava peso ao conjunto foi dispensado, ficando a bordo apenas os componentes essenciais para a condução, que inclui uma bacquet com cintos de diversos apoios e um volante diferente.

Este é certamente um Mini que gostaríamos de conduzir, especialmente no Nordshleife, mas vamos apenas desejar que a prova seja superada da melhor forma possível.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)