EMEL instaura processo disciplinar a funcionário acusado de agressão
Já conhece as duas novas tarifas de estacionamento púbico da EMEL em Lisboa?

EMEL paga prémios de ‘produtividade’

By on 19 Maio, 2023

Segundo o Correio da Manhã, os fiscais da EMEL recebem prémios até 300 euros se passarem mais multas.

Terá sido um funcionário da EMEL a denunciar esta alegada estratégia da empresa, sendo que pelos vistos há também objetivos semanais quanto à quantidade de multas aplicadas, sendo o prémio diretamente proporcional ao número de multas realizadas por cada fiscal. Segundo a fonte ouvida pelo Correio da Manhã, um funcionário revelou que “há fiscais que fazem 900 multas por mês”, sendo que quem não ‘embarca’ na estratégia é depois alegadamente avaliado negativamente. Por fim, a mesma fonte acrescenta que nada fica escrito, é tudo dito pessoalmente, e até existem festejos quando se atingem objetivos.

Na verdade, a empresa não faz nada ilegal ao traçar objetivos, pois isso está expresso nos seus estatutos, no que respeita à Gestão económica, financeira e patrimonial, Artigo 23.º (Princípios de gestão), alínea g, diz: ”Adoção de uma gestão previsional por objetivos, assente na descentralização e delegação de responsabilidades e adaptada à dimensão da empresa.”

Qualquer empresa traça objetivos, a única diferença é que a sua atividade é algo que toca muito no bolso dos portugueses mais incautos.

Seja como for, a confirmar-se os prémios de produtividade, e acima de tudo, as ‘festas’, é algo, para não dizermos mais, bizarro, para além de que, se for verdade que há fiscais a passar quase 900 multas por mês, isso significa cerca de 40 por dia de trabalho. Tomara a nós que esta ‘produtividade’ se estendesse a outros ramos do País. Não estaríamos certamente onde estamos na maioria dos ‘tops’ económicos mais importantes…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)