Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Está aí o novo Volkswagen Touareg

By on 23 Março, 2018

A Volkswagen apresentou o novo Touareg e afirmou que o SUV representa um “enorme salto evolutivo” na história do modelo, pois foi concebido para concorrer com rivais do segmento premium. A terceira geração Touareg, revelada numa cerimónia realizada em Pequim, inclui tecnologia de última geração, design urbano e um interior caracterizado pelo novo ‘Innovision Cockpit’ da VW. Foi concebida para atrair consumidores europeus e chineses com elevado poder de compra.

Herbert Diess, CEO da VW, afirmou o seguinte: “O novo Touareg estabelece novos padrões no topo da indústria automóvel, é um exemplo do que a Volkswagen consegue fazer em termos de design e tecnologia. É um reflexo da nossa marca.”

Mecânica

A terceira geração Touareg foi concebida com o mercado chinês em mente, pois para além de ser actualmente o maior mercado automóvel do mundo, o segmento SUV representa 45% das vendas.

Apesar da influência asiática no seu design (consumidores chineses gostam de ostentação, sinal de estatuto), o novo Touareg é um modelo global. Chega ao mercado europeu no Verão, inicialmente estará disponível com um motor diesel V6 de 3.0 litros capaz de debitar 285 cv de potência e produzir 600 Nm de binário. No Outono, serão lançadas mais duas versões, uma com o mesmo motor diesel, mas menos potente (231 cv e 500 Nm) e outra com um motor a gasolina V6 de 3.0 litros com 335 cv de potência e 450 Nm de binário.

A linha chinesa incluirá uma versão híbrida plug-in a partir de finais de 2019. Esta versão também deverá ser lançada na Europa, mas a data ainda não foi estabelecida.

Todos os motores estarão associados a uma caixa automática de 8 velocidades. Tracção integral, um diferencial autoblocante e 5 modos de condução farão parte do equipamento de série.

Para melhorar a manobrabilidade, o novo VW Touareg integra barras anti-rolamento com compensação activa electromecânica e suspensão pneumática. De acordo com responsáveis da Volkswagen, o novo modelo combina desportividade com conforto e foi concebido em função de uma condução de estrada, sem no entanto sacrificar em demasia a capacidade off-road.

O novo SUV apresenta dimensões superiores ao actual, mede 4.878 mm de comprimento, 1.984 mm de largura e 1.702 mm de altura. Como consequência, a capacidade da mala aumentou 113 litros para 810 litros. Apesar das maiores dimensões, o peso do novo modelo é inferior ao do que substitui em 106 kg.

Exterior

Em termos de design exterior, destaque para frente redesenhada, mais agressiva e imponente, uma característica muito apreciada pelos consumidores chineses. A traseira não sofreu alterações tão profundas quanto a dianteira, conta agora com farolins LED “rasgados” a ladear a nomenclatura ‘Touareg’. Nas laterais, uma linha angular percorre a secção superior das portas e uma pequena janela colocada perto do pilar A enfatiza as dimensões superiores do veículo.

Volkswagen Touareg

Interior

No interior é onde se encontram as grandes alterações. Apetrechado de nova tecnologia, o habitáculo foi concebido em função do novo ‘Innovision Cockpit’ da Volkswagen, caracterizado por um painel de instrumentos digital que se funde com um touchscreen central de 15 polegadas que controla o sistema de infoentretenimento, a funcionalidade de integração com smartphones, a climatização e os bancos com massagens. O volume do rádio e outras funções mais utilizadas são controladas através de comandos analógicos.

Volkswagen Touareg

Uma enorme variedade de sistemas de assistência à condução farão parte do equipamento de série, incluindo assistente de trânsito, travagem de emergência automática, câmara nocturna e monitorização do estado de alerta do condutor.

Depois de lançado, o novo Volkswagen Touareg permitirá opções de personalização do equipamento em função de três níveis: ‘Atmosphere’; ‘Elegance’ e ‘R-Line’. Luzes LED (exteriores e interiores) e um tejadilho panorâmico com 1270 mm estarão incluídos no equipamento standard.

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)