E-5008: O SUV elétrico de sete lugares da Peugeot
Peugeot 3008 & E-3008: Nova geração chega em maio e já tem preços

Estamos cada vez mais perto de conhecer o novo Peugeot 408, a 22 de junho

By on 15 Junho, 2022

O novo modelo da Peugeot será o 408, com data de início de produção agendada para o outono. Para já, continuam as exigentes fases de testes, para que tudo seja verificado.

O Peugeot 408 vai ser a próxima adição à gama da marca francesa, sendo que a sua fase de testes continua em bom ritmo. As primeiras unidades, devidamente camufladas, já se encontram a percorrer todo o tipo de estradas e nos mais variados climas.

No total, e depois de todos os testes que foi possível efetuar de uma forma virtual, os protótipos do 408 já superaram a fasquia de um milhão de quilómetros, que incluíram terrenos acidentados, estradas com pavimento em variados estados de conservação, piso com cascalho, uma utilização sob calor e frio extremos e também de dia e de noite, tudo foi testado várias vezes, examinado e avaliado, para que o 408 seja lançado no mercado o mais próximo possível da perfeição. Neste tipo de condições, cada quilómetro percorrido por estes protótipos, equivale a várias dezenas de quilómetros numa utilização convencional.

Quando não se encontram no exterior e ambientes afastados do público, já não existe camuflagem, mas os testes continuam, com um grau de exigência ainda mais elevado do que um ser humano poderia tolerar durante o tempo que são efetuados. Bancos de ensaio, laboratórios e túneis de vento, são agora uma das fases de testes do Peugeot 408, sendo que em alguns dos testes, a fadiga estrutural de cada modelo é levada até ao limite, numa autêntica tortura para cada um dos novos modelos que saem para o mercado.

O nosso objetivo é a excelência. Não estamos apenas a trabalhar para testar a qualidade técnica central do novo PEUGEOT 408, mas também o seu desempenho para o cliente, ou seja, qualquer situação que os seus utilizadores possam encontrar. Para cada teste, exageramos as restrições, tanto na estrada como nos laboratórios e nos bancos de teste. Somos extremamente exigentes connosco mesmos para atingirmos a excelência que procuramos. É um verdadeiro prazer trabalhar arduamente neste projeto porque na equipa estamos todos apaixonados pelo novo 408”.

Emmanuel Lafaury, Diretor do Projeto Peugeot 408.

Segundo o comunicado divulgado hoje pela marca, “tudo será revelado a 22 de junho”, pelo que nos resta aguardar uns dias. Até lá, ficamos com duas imagens dos protótipos do 408 em jeito de teaser, na versão híbrida plug-in.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)