Hyundai Ioniq 5 N:  650 CV de potência já disponíveis em Portugal. Conheça o preço
O que valorizam mais os portugueses num automóvel?

Este BMW M1 está à venda por uns expressivos 798 900€

By on 7 Abril, 2021

A Mechatronik tem um novo clássico à venda no seu portal: o último BMW M1 produzido, de 1981, e que conta com apenas 2700 km no odómetro. Com estes argumentos, o desportivo alemão encontra-se à venda por uns incríveis 798 900€. Após ter sido vendido a um cliente em Brescia, Itália, voltou “a casa” anos mais tarde ao ser adquirido por um colecionador de Frankfurt, Alemanha, que o manteve da melhor maneira possível, tal como mostram as fotos.

Para quem não se recorda, BMW M1 foi apresentado em 1978. Contudo, a história começa no início dos anos 70 e mete um fabricante italiano à mistura: a Lamborghini. As duas marcas tinham acordado uma produção conjunta. Contudo, a grave crise que afetou a casa italiana obrigou-os a desistir do projeto. Já, a BMW, com os “planos na mão”, decidiu não desistir e seguiu a solo. De um modo geral, o M1 foi um pesadelo logístico devido à quantidade de “voltas” que teve de dar.

Os chassis tubulares e carroçaria em fibra de vidro seguiam para a fábrica da Italdesign para serem montados, isto porque o carro foi desenhado pelo mítico Giorgetto Giugiaro em 1972. Ora, feito este passo, o carro viajava novamente para a Alemanha onde a Baur incorporava o “coração” (motor), bem como os restantes componentes mecânicos. Por fim, todo o processo era terminado na divisão M da BMW. Este que foi o primeiro modelo a receber a sigla M, está equipado com o motor seis cilindros em linha que debita 277 cv e 330 Nm de binário. Este trabalhava com injeção mecânica, um componente que era raro na época em que o M1 foi lançado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)