Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Este é o AI:ME, a visão da Audi de um compacto elétrico e autónomo

By on 15 Abril, 2019

Será revelado no Salão de Xangai, mas a Audi já libertou fotos e detalhes do modelo, um protótipo que revela a visão do futuro da marca em termos de mobilidade urbana partilhada. Mas também lança pistas sobre como será o substituto do A3 com motorização elétrica.

Este é já o terceiro de um conjunto de quatro protótipos que lançam uma imagem daquilo que é a visão da Audi para a mobilidade daqui a uma dezena de anos. A mobilidade partilhada está muito presente e a ideia é os subscritores do serviço escolherem o veículo necessário para cada momento. Por isso é que a casa de Ingolstadt já revelou o Aicon (2017) pensado para as deslocações dentro da cidade e o PB18 e-tron, um desportivo para as horas de lazer. Agora chega o AI:ME. E se o Aicon não deu origem a nenhum modelo específico, já o PB18 e-tron lançou pistas para o sucessor do R8 e este AI:ME deixa no ar a possibilidade de um sucessor do A3, assumindo a forma de crossover compacto. 

Construído sob uma plataforma específica, a Audi diz que o carro terá 4300 mm de comprimento, 1900 mm de largura e 1500 mm de altura, ou seja, “cabe” na plataforma MEB usada pelos VW ID e pelo Skoda Vision e o Seat El Born.

O AI:ME tem vários detalhes de estilo que vão ser aproveitados para modelos de futuro e não está colocada de parte a possibilidade de lançar um veículo da gama e-tron com estas dimensões.

O protótipo da Audi está pensado como um veículo funcional e que seja adaptável os ambientes citadinos, com uma forma compacta de crossover desenhada para maximizar a manobrabilidade e a visibilidade. A superfície vidrada tem um vinco a meio, algo pouco habitual e a parte superior dos vidros prolonga-se mais que o costume. Curiosamente, só a zona abaixo desse vinco é que permite abrir os vidros. Desta forma o ar é enviado para o corpo e não para a face. Luzes LED em todo o carro produzem uma assinatura sublinha com os quatro anéis, símbolo da marca, iluminado mesmo no meio da traseira do AI:ME.

O carro tem um motor de 170 CV e uma bateria de 65 kWh colocada no fundo do carro. E como tem autonomia de nível 4, o interior é pensado nessa perspetiva, com um volante retrátil e uma série de detalhes que aumentam o espaço interior e a funcionalidade. Não há espaços fechados dentro do AI:ME, pois sendo um veículo para partilhar, reduz-se o risco de deixar coisas pessoais esquecidas dentro deste Audi. Um ecrã de realidade virtual aumentada funciona como painel de instrumento e plataforma de conectividade. O toque ecológico é dado com plantas vivas colocadas dentro do tabliê e um tejadilho panorâmico que revela o sistema de filtração de ar.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)