Os carros elétricos são mais amigos do ambiente que os carros com motor térmico?
Carregamento sem fios para os carros? Uma realidade distante, mas já possível

Estrada com carregamento por indução de carros elétricos já em testes

By on 6 Dezembro, 2021

A denominada “Arena del Futuro” tem 1050 metros de comprimento, está localizada numa área privada da autoestrada italiana A35, e é alimentada por uma 1MW de potência.

O Grupo Stellantis, em colaboração com outros parceiros internacionais, instituições públicas e universidades, deu início ao período de testes da “Arena Del Futuro”. Este trata-se de um circuito com 1050 metros de comprimento localizado numa área privada da autoestrada A35, perto da saída de Chiari Oeste, que tem como principal objetivo carregar veículos elétricos através de indução dinâmica. Os primeiros veículos a testar o sistema – um Fiat 500 e um Iveco E-Way – já realizaram vários quilómetros e os dados foram encorajadores.

“Esta é uma solução de vanguarda que dá uma resposta concreta aos desafios de autonomia e de carregamento que preocupam os clientes”. Afirmou Anne-Lise Richard, diretora da e-mobilidade global da Stellantis. “Estamos a acelerar o nosso papel na definição da mobilidade do futuro e, neste sentido, a tecnologia DWPT parece-nos estar de acordo com o nosso desejo de oferecer uma resposta concreta às exigências dos clientes. Carregar os veículos enquanto estão em movimento oferece vantagens claras em termos de tempos de carregamento e dimensão das suas baterias”, acrescentou.

Utilizando a DWPT, os veículos elétricos podem ser carregados “sem fios” ao serem conduzidos em pistas equipadas com cablagens elétricas, através de um sistema inovador de curvas instalado sob o alcatrão. Esta tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um “recetor” especial que transfere a energia procedente da infraestrutura rodoviária para a bateria, com o objetivo de gerar um sistema de mobilidade “zero emissões”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)