McLaren: Os traços do futuro da marca britânica
Sucessor do McLaren P1 revelado até ao final do ano

McLaren: 18 novos modelos e gama electrificada até 2025

By on 17 Julho, 2018

De acordo com a estratégia da McLaren, apresentada no GoodWood Festival of Speed, até 2025, o construtor britânico lançará 18 novos modelos e todos os seus automóveis de produção em série estarão equipados com sistemas propulsores híbridos.

Um dos novos McLaren será o sucessor directo do P1. O futuro modelo juntar-se-á ao Senna e ao BP23 de três lugares que será apresentado ainda este ano. O fabricante adiantou que alguns dos próximos hiperdesportivos de produção limitada, topos de gama que farão parte da linha Ultimate Series, não serão equipados com sistemas electrificados e contarão apenas com um motor de combustão interna.

Os 18 modelos incluem substitutos para a gama de entrada Sports Series e para a gama média Super Series. O que significa que a produção anual atingirá as 6.000 unidades até 2025. Como referência, em 2017 a McLaren vendeu 3.400 unidades.

Actualmente, todos os modelos do fabricante de Woking integram um bloco V8 biturbo. No entanto, o sistema híbrido será provavelmente composto por um motor V6. Mike Flewitt, CEO da McLaren, não confirmou a informação, mas revelou que o sistema já está a ser testado num protótipo 720S e que será a única opção para as principais gamas do catálogo do construtor. Os modelos electrificados assentarão numa nova plataforma baseada na actual Monocell II e especificamente concebida para acomodar sistemas híbridos.

Para além da intenção de trocar motores de combustão interna por sistemas híbridos, a estratégia da McLaren também inclui investimentos em tecnologias inovadoras, nomeadamente funcionalidades que acrescentem algo de novo à experiência de condução. Flewitt quer que tecnologia de condução autónoma seja integrada na identidade e nos valores da marca. Também será desenvolvido um sistema focado na performance, composto por potentes e leves baterias, passíveis de carregamento rápido, permitirá aos McLaren circular em pista durante 30 minutos em modo exclusivamente eléctrico. Outras tecnologias que serão estreadas com os modelos da próxima geração incluem funcionalidades de protecção cibernética e de car tracking, e ainda actualizações de software via internet.

Vale a pena mencionar que o fabricante pretende continuar a oferecer os modelos mais leves do segmento. Para tal, abrirá um novo centro em Yorkshire que ficará encarregue de pesquisar e desenvolver novos materiais compósitos.

Como parte do seu plano de crescimento, a McLaren anunciou que ampliará a sua rede de 86 concessionários para que passe a disponibilizar 100 pontos de atendimento ao público até 2025. Adicionalmente, o potencial de novos mercados será analisado, destaque para a  Rússia, Índia, Europa Central e Leste Europeu

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)