Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Estreia mundial do Skoda Karoq no Salão de Frankfurt

By on 14 Setembro, 2017

Skoda Karoq

A Skoda apresentou o seu novo SUV, o Karoq. É compacto mas bastante espaçoso e tecnologicamente inovador.

É muito claro a partir da forma exterior, com linhas muito bem definidas e dimensões maiores: é um veículo completamente novo. O SKODA KAROQ é um veículo que se destaca pelo look desportivo, mas com carácter: o design emotivo e dinâmico com numerosos elementos cristalinos que caracterizam a nova linguagem de design dos SUV da SKODA.

O SUV compacto mede 4,382 metros de comprimento, 1,841 metros de largura e 1,605 metros de altura. A distância entre eixos de 2,638 metros (versão com tração às quatro rodas: 2,630 metros) possibilita ao SKODA KAROQ uma prestação confortável na estrada. O aumento de tamanho beneficia os passageiros. O espaço para as pernas é de 69 milímetros.

A SKODA distingue-se pelo leque excecional de ofertas que também é extensível ao novo KAROQ. O compartimento de bagagem tem uma capacidade de 521 litros com os bancos traseiros em posição normal. Com os bancos traseiros rebatidos para baixo, o volume aumenta para 1.630 litros. Em combinação com o banco traseiro opcional VarioFlex, a volumetria base da bagageira é variável, entre 479 e 588 litros. Os bancos também podem ser completamente removidos – e o SUV atinge uma capacidade de carga máxima de 1.810 litros.

Estreia num modelo da SKODA: um painel de instrumentos digital programável

Uma tecnologia personalizável faz a sua estreia no novo SKODA KAROQ, no Salão de Frankfurt. Em substituição do tradicional painel de instrumentos analógico, a SKODA instalou pela primeira vez no cockpit um painel de instrumentos digital. Quatro ecrãs diferentes estão disponíveis e podem ser programados de acordo com as preferências individuais do condutor.

Os passageiros também têm a opção de estar sempre online. O SKODA Connect oferece uma função de chamada de emergência automática (emergency call), navegação em tempo real e acesso remoto ao veículo. A ŠKODA continua a sua campanha SUV com o SKODA KAROQ. O SUV compacto numa fase inicial poderá ser encomendado com dois níveis de equipamento diferentes e com uma escolha entre cinco motores.

Pela primeira vez, um SKODA pode ser personalizado com um painel de instrumentos digital. No ŠKODA KAROQ, existem quatro layouts diferentes que podem ser alterados conforme desejado: “Classic”, “Modern”, “Extended” e “Basic”.

Estes quatro layouts fornecem a estrutura para as notificações e o condutor pode fazer o scroll através do display interativo do sistema de infotainment do automóvel, para definir que notificações aparecem na área do painel e as suas dimensões. Informações sobre o sistema de áudio, telefone, sistemas de assistência (Lane Assist, Front Assist, etc.) e o status do veículo também podem ser configurados para serem visualizados à direita, à esquerda ou na zona central.

As seguintes variantes de layout podem ser configuradas no painel de instrumentos digital:

O layout Classic apresenta tanto o conta rotações como o velocímetro como instrumentos redondos, à direita e à esquerda do visor. A área entre eles pode ser configurada – por exemplo, com uma exibição do programa de entretenimento atual ou mapa de navegação, que também possui uma função de zoom.

O layout Modern possui um ecrã principal em toda a largura do painel – por exemplo, com o programa de entretenimento atual ou o mapa de navegação. Acima e abaixo, ainda há espaço para pequenos ecrãs digitais, por exemplo, para a velocidade atual, recomendação da relação a engrenar, reconhecimento de sinais de trânsito, distância a percorrer, distância para a próxima mudança na rota programada ou a distância restante para o destino.

O layout Extended possui um grande ecrã no centro, que pode exibir o mapa de navegação, entre outros elementos. Informações adicionais podem ser colocadas à esquerda, à direita e acima do mapa. O condutor pode optar por exibir a velocidade atual, o ecrã do sistema de navegação com pictogramas, seleção das relações da transmissão, deteção de sinais de trânsito (por exemplo, limites de velocidade, proibição de ultrapassagem) ou tempo total de condução.

O layout Basic mostra dois grandes ecrãs – como a velocidade atual e a distância restante. Informações básicas adicionais podem ser exibidas na parte superior e inferior do ecrã. Se o sistema da orientação de rota for ativado, a seta de navegação será exibida no centro.

Vídeo: “Karoq Digital Instrument Panel”

Vídeo: “Skoda Karoq Driving Trailer”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)