Estreia mundial do Volkswagen California Concept

By on 25 Agosto, 2023

Depois de em 1988 a Volkswagen ter produzido a primeira caravana California, a partir do VW Bus, a Volkswagen Veículos Comerciais (VWCV) apresenta o California Concept  com tecnologia híbrida plug-in, que antecipa a versão de produção da nova geração 35 anos depois da original. 

Depois de ter vendido 260.000 unidades desta linha de produtos, a VWCV revela em estreia mundial o novo California Concept na exposição Salão de Caravanismo de Düsseldorf, tendo por base a versão longa da Multivan.
Equipado com um tejadilho elevatório, com uma altura de quase dois metros – elemento partilhado por todas as gerações, desde a primeira California – novo concept oferece as vantagens da tecnologia híbrida plug-in. O concept dispõe de um motor híbrido e com a sua autonomia elétrica, garantindo uma grande autonomia para viagens longas. As baterias de iões de lítio a bordo do veículo fornecem uma alimentação elétrica de 12 V, quase totalmente autónoma.

Pela primeira vez, a California está também equipada com uma porta deslizante no lado da cozinha, permitindo que o lado esquerdo do veículo possa ser aberto quando se acampa. Está ainda equipado com um toldo de braço rebatível à esquerda e uma cobertura solar à direita, passando a ter os lados do veículo protegidos do sol ou da chuva. 

A VWCV apresenta, também pela primeira vez, um conceito de três zonas no seu veículo de exposição. Com a sua porta deslizante, o lado direito do veículo proporciona um ponto de entrada e saída seguro do lado do passeio; atrás dos bancos dianteiros reguláveis em altura – que podem rodar 180 graus – todo o interior do veículo é um compartimento de passageiros, com bancos individuais; e graças à porta deslizante adicional do lado do condutor e ao novo conceito de cozinha e toldo, foi criada uma nova zona exterior, do lado esquerdo do veículo e na altura de acampar, também cria uma área separada para cozinhar e comer, porque a cozinha fica acessível a partir do exterior. O mecanismo de abertura do tejadilho é comandado por um tablet vertical multifunções, colocado no armário do pilar C. Todas as funcionalidades relevantes para o campismo podem ser controladas no ecrã tátil. Para além do tejadilho elevatório, são também controladas as informações sobre os níveis de água potável e de águas residuais, as funções de iluminação interior, o estado da alimentação elétrica, o frigorífico e o aquecedor auxiliar. Todas estas funções podem também ser controladas num smartphone através da aplicação ou no sistema de infoentretenimento. Este permite igualmente aceder a um ecrã de inclinação, que permite nivelar a autocaravana.
A produção  California está planeada para começar em 2024.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)