Estudos mostram impacto positivo dos carros elétricos no ambiente
Os carros elétricos são mais amigos do ambiente que os carros com motor térmico?

Estudo mostra que Portugal é um dos países da Europa menos preparados para a transição elétrica

By on 5 Novembro, 2021

De acordo com o estudo, só Espanha, Bélgica, República Checa, Itália e Alemanha estão menos preparados para a era de carros elétricos.

A indústria automóvel está a passar por uma transição elétrica bastante acelerada, muito por culpa das medidas apertadas no que a redução de emissões CO2 diz respeito. A necessidade de reduzir a pegada carbónica a nível mundial tem obrigado as marcas seguir para a eletrificação total, com grande parte delas a ditar o ano 2030 como meta para o fim da comercialização de veículos a combustão. No entanto, estamos preparados para esta mudança? A Zutobi criou um estudo que avaliou os diferentes países da Europa de forma a chegar a uma classificação de 0 a 10, sendo o 0 um país que não está, de todo, pronto para a era elétrica, e 10 o inverso. Para chegar a esta pontuação tiveram em consideração quatro pontos importantes: o custo de carregar um Tesla Model 3 (50 kWh), número de pesquisas de carros elétricos por 100 mil habitantes, percentagem de veículos que já são elétricos nos respetivos mercados e o número de postos de carregamento públicos por quilómetro.

Segundo o estudo, Portugal é um dos países menos preparados da Europa para avançar para o mundo elétrico ao ter uma pontuação de 2,27 em 10 possíveis. Relativamente a custo de carregamento do modelo norte-americano, o estudo indica que é de 13,50 dólares (11,70€), sensivelmente 3 dólares mais caro do que a média europeia. Passando para as pesquisas, concluiu-se que são feitas 27,75 por cada 100 mil habitantes, igualmente, inferior à média (33,70). No mercado português os carros elétricos representam 0,74% (média europeia de 0,88%). Talvez o mais preocupante seja mesmo a oferta de postos de carregamento. Enquanto a média europeia é de 4,14 postos por quilómetro, em Portugal existe, somente, 0,81.

A título de curiosidade, os três países que estão mais avançados na eletrificação são a Noruega (8,14 pontos), Reino Unido (4,73 pontos) e Países Baixos (4,68 pontos). Como se percebe, o país nórdico está num patamar à parte ao ter um custo de carregamento de 4,75 dólares, os carros elétricos já representam 11,83% do mercado total e existem 35,79 postos de carregamento por quilómetro.

Veja o estudo completo aqui.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)