Mobilidade: Gasta-se, em média, 132€ por mês em Portugal – abaixo da média europeia
Média de idade dos carros na Europa é de 13,9 anos: elétricos representam apenas 1,2% do parque atual

Estudo recente revela quais são as portagens mais caras da Europa

By on 12 Fevereiro, 2022

Num estudo relacionado com as portagens mais caras da Europa, a primeira tendência é tentar descobrir em que patamar estão as nossas. Mas a verdade é que Portugal nem sequer aparece nesta lista divulgada pela Moneybarn.

A questão das portagens é sempre uma daquelas que nunca desejamos ter de ponderar numa viagem, por exemplo, uma vez que algures pela Europa, um simples pagamento pode mesmo chegar aos 132 euros!

A primeira surpresa deste estudo divulgado pela Moneybarn, no entanto, é o facto de Portugal nem sequer aparecer nesta lista, uma vez que as portagens no nosso país, na sua grande maioria, têm um preço tabelado por sector e, nesse caso, o valor até parece ser sempre baixo. É que, bastava que uma viagem de Lisboa ao Porto ou ao Algarve tivesse apenas um valor e já tínhamos um lugar garantido nesta tabela. Mas o valor final que pagamos, é apenas um total de várias secções. Seja como for, este estudo conta apenas com travessias únicas e não com autoestradas, ou seja, pontes, túneis e outro tipo de estradas ou não existem mesmo grandes alternativas.

Posto isto, na lista divulgada pelo estudo da Moneybarn, na Europa, o valor mais elevado é mesmo o da travessia do Eurotunnel, onde são necessários 132 euros para se poder passar de França para o Reino Unido. Na segunda posição está a ponte de Øresundm que liga a Dinamarca à Suécia e onde o valor da portagem a pagar é de 55 euros. E o terceiro lugar do pódio das portagens mais caras fica na travessia entre França e Itália, através dos túneis de Mont Blanc ou Fréjus, cada um deles com uma portagem de 47,40 euros.

Todos estes valores são referentes a deslocações durante o dia e aos dias de semana, sem qualquer desconto associado e em veículos de Classe 2, ou seja, com dois eixos. Uma classificação que também é diferente das que temos por cá.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)