Grã-Bretanha aprova primeiro sistema avançado de assistência ao condutor da Ford
64 por cento dos portugueses gostavam de ter um carro mais sustentável

Estudo revela que condutores aborrecem-se com as ajudas á condução

By on 4 Junho, 2020

Um estudo feito pela JD Power, chamado “JD Power US Tech Experience Study”, revelou que são cada vez mais os condutores aborrecidos com as ajudas á condução.

O estudo ouviu 20 mil proprietários de carros novos, comprados em 2019 nos EUA, e analisou como 38 tecnologias diferentes impactaram esses proprietários nos primeiros 90 dias de utilização.

A maior parte não gosta dos sistemas “lane keep assist” e o “lane centering assist”, ou seja, o sistema de manutenção do veículo na faixa de rodagem e o que centra o carro entre as linhas. De todos eles, 23% são mais acintosos e entendem ser estes sistemas “incomodativos e aborrecidos” e destes, 61% desligam-nos sempre que entram no carro. O estudo diz, também, que 21% dos condutores que não entendem ser os sistemas tão aborrecidos, desligam-nos na mesma.

Outra coisa que o estudo da JD Power aferiu é o grau de satisfação dos utilizadores dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Dos inquiridos, 69% têm um ou os dois sistemas no seu carro, mas apenas 68% referiram que desejavam ter um sistema de navegação original da marca.

Neste estudo levado a cabo nos Estados Unidos, o melhor carro para os inquiridos foi o Kia Stinger, que recolheu 834 em 1000 pontos possíveis neste estudo tecnológico.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)