VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP
Opel Astra Sport Tourer GS 1.2T 130cv – Ensaio Teste

Euro NCAP acaba de divulgar a lista de resultados dos últimos modelos testados

By on 25 Maio, 2022

Kia EV6, Mercedes-Benz Classe C, Opel Astra, Peugeot 308, Volkswagen Multivan e Volvo C40 foram os modelos mais recentes submetidos aos testes de segurança do Euro NCAP.

Os mais recentes resultados do Euro NCAP acabam de ser divulgados, revelando o desempenho de alguns dos modelos mais recentes que já chegaram ao mercado. Começando pelos familiares, tanto o Kia EV6 como o Mercedes-Benz Classe C somaram as cinco estrelas máximas, o que também aconteceu com o SUV da Volvo, o C40 e com o monovolume da Volkswagen, o Multivan. Os dois modelos do Grupo Stellantis presentes neste teste, o Opel Astra e o Peugeot 308, que partilham a mesma plataforma, ficaram com um resultado final de apenas quatro estrelas.

As mais recentes gerações do Opel Astra e do Peugeot 308 revelaram resultados muito semelhantes nas quatro áreas avaliadas, como seria de esperar, uma vez que ambos usam a mesma plataforma EMP2 do Grupo Stellantis e partilham diversas soluções em termos de sistemas de segurança. Tanto nos embates laterais como no frontal foi verificada uma proteção marginal contra lesões no peito para condutores masculinos de tamanho médio e femininos de tamanho pequeno.

Além disso, nenhum destes modelos contava com a presença do airbag central para colisões laterais, que é cada vez mais comum nos automóveis que vão chegando ao mercado. Em ambos os casos, foi destacada uma forte presença de sistemas destinados a evitar colisões, mas sem que inclua alguns dos mais recentes. A classificação de quatro estrelas aplica-se também às versões híbridas plug-in de ambas as gamas.

Os modelos que conquistaram a classificação de cinco estrelas registaram uma pontuação elevada no capítulo das colisões, com valores iguais ou acima dos 90%, ao contrário dos modelos da Stellantis com apenas 76% e 80%. Esta diferença, muitas vezes, é associada aos sistemas de assistência ao condutor, mas estes resultados provam que nem sempre é essa a razão principal.

Nos modelos com resultados de cinco estrelas, foram também registadas boas pontuações no que diz respeito à proteção dos ocupantes mais novos. As maiores diferenças entre os quatro está na presença do capot ativo do Mercedes-Benz Classe C, que revela um desempenho superior ao do Kia EV6 por uma margem significativa.

Nos sistemas de assistência à condução, o Volvo C40 foi o modelo que mais se destacou e no caso do Volkswagen Multivan, apesar do seu formato mais quadrado, também foi registado um bom resultado global, ao nível dos restantes automóveis testados. No Mercedes-Benz Classe C foi destacada a presença do novo sistema de comunicação que usa dados de outros veículos para fornecer um aviso prévio de eventuais perigos em torno da posição em que este se encontra.

Michiel van Ratingen, Secretário-Geral do Euro NCAP, refere que “no conjunto, vemos boas pontuações para a proteção contra acidentes, o que é, naturalmente, tranquilizador. Mas a prevenção de colisões é tão importante como a proteção contra colisões e os benefícios de simplesmente não estar numa colisão são, evidentemente, imensamente maiores. Assim, manteremos a ênfase em todas as áreas de segurança nos próximos anos e alguns fabricantes terão de continuar a melhorar o seu desempenha nestas áreas, para não serem deixados para trás pela concorrência”.

KIA EV6

Mercedes-Benz Classe C

Volvo C40 Recharge

Volkswagen Multivan

Opel Astra

Peugeot 308

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)