VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP
Euro NCAP vira-se contra os botões digitais: Pontuação de 5 estrelas poderá ser negada sem certos botões físicos

Euro NCAP acaba de divulgar os resultados de mais um grupo de modelos

By on 7 Julho, 2022

Alfa Romeo Tonale, Cupra Born, Mercedes-Benz Classe T, Kia Sportage, BMW i4 e Toyota Aygo, foram os modelos mais recentes a ser testados pelo Euro NCAP.

A Euro NCAP acaba de divulgar a sua lista de resultados mais recentes, com sete modelos presentes. Cinco conquistaram as desejadas cinco estrelas, enquanto dois ficaram a uma estrela de distância deste resultado.

Entre eles, destaque para a presença do Alfa Romeo Tonale, uma vez que o último modelo da marca italiana a ser submetido aos testes do Euro NCAP já tinha sido o Stelvio, em 2016. O desempenho foi bastante positivo, conquistando as cinco estrelas, com boas prestações nos embates, na proteção de crianças e nos sistemas de assistência à condução, que já incluem o que deteta a falta de atenção por parte do condutor.

Um outro SUV, o Kia Sportage, também foi submetido aos testes de segurança, conquistando igualmente as cinco estrelas, tal como aconteceu com o Hyundai Tucson no ano passado, modelo com o qual partilha diversos componentes. Aliás, é essa a razão do Tucson surgir em diversos momentos no seu vídeo de avaliação.

O primeiro modelo 100 por cento elétrica da Cupra, o Born, foi também um dos modelos presentes nos testes mais recentes, conquistando as cinco estrelas no resultado final, tal como aconteceu com o seu irmão gémeo, o Volkswagen ID.3.

Outra das novidades foi a presença do Mercedes-Benz Citan Tourer e da sua versão mais refinada, o Classe T. Ambos partilham a mesma plataforma com o Renault Kangoo, mas com mais equipamentos de segurança, tais como o airbag central e diversos sistemas de segurança ativa.

A nova geração do Toyota Aygo representa o mundo dos citadinos e conseguiu um bom resultado global na maioria dos testes, mas a falta de sistemas de segurança mais avançados e que já fazem alguma falta, fizeram com que o seu resultado ficasse apenas nas quatro estrelas.

Para terminar, os testes do Euro NCAP também contaram com a presença do novo BMW i4, um automóvel totalmente elétrico, mas o facto de este contar com alguns dos sensores que também fazem parte de modelos como o Série 3 de 2019, fez com que esta nova opção tivesse falhado em alguns dos testes de prevenção de colisão, fazendo com que apenas tivesse conquistado quatro estrelas no resultado final.

Para observar um pouco mais “de perto” como correram todos os testes a estes modelos, aqui ficam os vídeos de cada um deles.

Alfa Romeo Tonale
BMW i4
Cupra Born
Kia Sportage
Mercedes-Benz Classe T e Citan Tourer
Toyota Aygo
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)