Pikes Peak: IONIQ 5 N de 650 cv em busca do recorde
VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP

Euro NCAP acaba de revelar os melhores resultados globais dos testes de 2022

By on 13 Janeiro, 2023

O ano passado foi um dos mais ocupados para a equipa do Euro NCAP. Mas depois de todos os testes realizados, houve alguns modelos que se destacaram mais do que outros.

A organização de segurança Euro NCAP, que conhecemos por colocar à prova todos os modelos que vão chegando ao mercado, refere-se a 2022 como o mais movimentado ano de sempre. No entanto, por entre as dezenas de modelos submetidos aos exigentes testes de segurança, houve alguns modelos que registaram um valor de resultados acima da média e que, por isso, merecem uma menção extra na comunicação dos resultados globais do ano do Euro NCAP.

Pela primeira vez, esta lista inclui dois modelos da Tesla e duas novidades provenientes da China e que acabam de fazer a sua entrada no mercado europeu. Desta forma, olhando para as tabelas de resultados, o Euro NCAP anuncia o Hyundai IONIQ 6 como o melhor modelo do seu segmento, na categoria dos familiares e o ORA Funky Cat como o melhor entre os pequenos familiares. Na categoria dos executivos foi o Tesla Model S que conquistou os melhores valores, enquanto o Model Y liderou a categoria dos SUV compactos. Finalmente, por os SUV de maiores dimensões, o modelo de maior destaque foi mesmo o WEY Coffee 01.

O Hyundai IONIQ 6 alcançou resultados excecionalmente elevados no que diz respeito à proteção de ocupantes adultos, com um valor de 97%. Equipado com um sistema totalmente elétrico, mas também com as tecnologias de segurança mais recentes, o IONIQ 6 está perfeitamente de acordo com os avanços mais recentes do mundo automóvel. Na proteção dos ocupantes mais novos (crianças), o novo modelo da marca norte-coreana também revelou um bom desempenho em todas as zonas mais críticas da carroçaria, tal foi verificado nos manequins que simulam idades entre os seis e os dez anos, mas também nos testes de colisão frontal e no da barra lateral, nos quais conseguiu a pontuação máxima.

Durante o ano passado assistimos também à chegada de diversas marcas chinesas ao mercado europeu ainda que, na grande maioria dos casos, este pareça não querer incluir Portugal e apenas o norte do velho continente, onde a eletrificação já se encontra em patamares de desenvolvimento e utilização mais avançados. E no que diz respeito aos modelos chineses que foram submetidos aos testes do Euro NCAP, há dois que se destacaram consideravelmente, superando mesmo os modelos produzidos deste lado do globo.

Entre estes está o ORA Funky Cat, um familiar compacto que superou diversas outras marcas e se instalou no topo da tabela deste segmento. O segundo modelo proveniente da China é o WEY Coffee 01, no segmento dos SUV de maiores dimensões, que obteve um excelente desempenho em todas as categorias, sendo seguido de muito perto pelo novo Lexus RX, que, segundo o Euro NCAP, também merece ser mencionado.

Para terminar, é obrigatório falar na Tesla. A sua presença teve um enorme impacto do mercado europeu ao longo dos últimos anos e especialmente durante o ano passado e em termos de desempenho nos testes de segurança, tanto o Model S como o Model Y conquistaram um valor máximo de 98% nos testes de proteção de ocupantes em idade adulta. Além disso, o Tesla Model S também foi o líder na categoria de automóveis puramente elétricos.

2022 foi um dos anos mais movimentados do Euro NCAP até ao momento e temos assistido à chegada de diversos novos fabricantes e novas tecnologias. É evidente que uma boa classificação do Euro NCAP é vista pelos construtores de automóveis como crítica para o sucesso na Europa. Mas isso acaba por se traduzir em equipamentos de segurança melhorados e mais evoluídos, que se acabam por dar origem a automóveis mais seguros para os consumidores europeus em geral”.

Michiel van Ratingen, Secretário-Geral do Euro NCAP

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)