VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP
Euro NCAP vira-se contra os botões digitais: Pontuação de 5 estrelas poderá ser negada sem certos botões físicos

Euro NCAP fez testes de Condução Assistida ao Renault Austral, Nissan Ariya e Alfa Romeo Tonale

By on 9 Junho, 2023

Ainda é cedo para vermos automóveis de condução autónoma nas nossas estradas. Para já só pontificam os sistemas de condução assistida, que há muito estão a apoiar a segurança dos condutores, para para podermos “dormir uma soneca” e deixar o carro fazer tudo sozinho, é muito cedo.

Para já os sistemas de condução autónoma têm níveis, seis, e se o piloto automático é muito fácil nos céus do planeta, nas caóticas estradas a conversa é bem diferente.

Recentemente, a Euro NCAP fez testes de Condução Assistida, e divulgou agora os resultados.

Muitos consumidores acreditam que os automóveis autónomos e a possibilidade de os adquirir está ao virar da esquina, mas até agora ainda não estão disponíveis para compra no mercado automóvel europeu. No entanto, muitos automóveis novos já estão equipados com a tecnologia precursora que permite o funcionamento bem sucedido dos automóveis automatizados. Esta tecnologia existe como opção de condução assistida em cerca de 90% dos automóveis novos e está a ajudar os condutores a manterem-se seguros.

Como parte do seu programa de classificação, o Euro NCAP avaliou esses sistemas de Condução Assistida nos últimos três anos e o último lote de classificações revela agora a qualidade destes sistemas.

Hoje, o Euro NCAP divulga os resultados das classificações de três veículos – o Renault Austral, o Nissan Ariya e o Alfa Romeo Tonale.

A investigação demonstrou que sair involuntariamente de uma faixa de rodagem e sair da auto-estrada devido a distracção ou sonolência, ou embater no carro da frente, são os dois acidentes mais comuns que podem ocorrer aos condutores quando conduzem numa auto-estrada.

Os sistemas de condução assistida, quando utilizados correctamente, ajudam a resolver estas situações, mantendo os condutores alerta e resolvendo as acções resultantes da fadiga.

Estes sistemas podem conduzir o automóvel dentro da sua faixa de rodagem e garantir a manutenção de uma distância segura em relação ao veículo da frente, dando-lhe tempo para travar em segurança.

No entanto, estes sistemas, embora apoiem o condutor, não estão lá para assumir o papel de condutor.

Se a tecnologia/sistema funcionar correctamente, é um verdadeiro contributo para uma condução segura; caso contrário, ou se houver falta de comunicação de ambos os lados, os condutores podem pôr-se a si próprios ou a outros em risco.

O Euro NCAP utiliza algumas avaliações rigorosas baseadas na via para medir o desempenho do sistema.

Os testes avaliam a competência dos veículos em termos de direcção e travagem, o grau de colaboração do sistema (para evitar uma dependência excessiva e perigosa) e, finalmente, se as coisas correrem mal, a capacidade do automóvel para evitar uma situação potencialmente perigosa.

Por último, é analisada a informação (material de marketing e literatura) fornecida ao consumidor e a forma como o condutor recebe formação sobre a sua utilização.

A classificação do Euro NCAP consiste em dois domínios de incidência e cinco níveis de classificação. Competência de assistência (que inclui o envolvimento do condutor e a assistência ao veículo) e Apoio à segurança (que mede a forma como o veículo reage quando os sistemas falham).

As classificações mais recentes desta publicação revelam a competência destes sistemas e demonstram a sua crescente prevalência nos automóveis produzidos pelos principais fabricantes.

As estrelas impressionantes da publicação de agora são os sistemas Renault Austral Active Driver Assist e o Nissan Ariya ProPILOT Assist, que obtiveram ambos a classificação de Muito Bom.

O sistema do Austral obteve a pontuação mais elevada de todos os sistemas de condução assistida da Renault testados até à data pelo Euro NCAP. Os veículos impressionaram os engenheiros de teste com as suas pontuações completas de 25 pontos nos testes de condução colaborativa, sugerindo que estes veículos funcionam bem com o condutor e não permitem uma dependência excessiva do sistema.

Também impressionante é a capacidade dos sistemas para reagir às características da estrada, abrandando para curvas apertadas e rotundas, aumentando a segurança do condutor e reduzindo a fadiga.

O Nissan também abranda nos cruzamentos, outra vantagem adicional.

No entanto, o Renault acaba por reagir a outros veículos de uma forma mais abrangente, o que lhe permite obter uma pontuação ligeiramente superior. Ambos os veículos têm excelentes sistemas de apoio à segurança e podem ser elogiados por indicarem com exactidão a funcionalidade e as limitações do seu sistema.

O material promocional do Alfa Romeo Tonale Active Driving Assist faz referências enganadoras à automatização, o que reduziu a sua pontuação, mas o sistema continua a ser equilibrado, com níveis modestos de Assistência ao Veículo e de Envolvimento do Condutor e boas pontuações de Retaguarda de Segurança, resultando numa classificação Moderada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)