Todos os documentos que deve ter no veículo
Fique a conhecer a gama e preços do novo DS 4 para o mercado português

Evergrande Group compra 51% da National Electric Vehicle Sweden, a ex-Saab

By on 16 Janeiro, 2019

A ex-Saab, agora NEVS (National Electric Vehicle Sweden), viu o terceiro maior grupo chinês de investimento, Evergrande Group, gastar 930 milhões de dólares para adquirir 51% da NEVS e assegurar o controlo da empresa.

Este investimento vem na sequência de uma vontade do presidente da Evergrande em diversificar o seu portfolio de empresas e de investimentos, apostando nos mercados dos veículos elétricos que, acredita-se, irá crescer rapidamente.

Recordamos que a Saab fechou portas em 2012 e a NEVS adquiriu todos os bens e direitos da marca sueca, incluindo a fábrica de Trollhattan onde a NEVS ainda produz series muito limitadas de veículos elétricos baseados no Saab 9.3. Lembrar, também, que a NEVS tentou, sem sucesso, ficar com os direitos do nome Saab e dos veículos já produzidos e que estavam em projeto.

A NEVS tem ligações à China, rendo disponível uma fabrica com capacidade de produção de 50 mil unidades/ano, tendo em produção um modelo baseado no Saab 9-3 com motorização elétrica. Com este acordo entre a NEVS e a Evergrande, haverá meios para desenvolver o crossover elétrico 9-3X EV, pensado para o mercado chinês, mas que pode vir parara á Europa. Isto numa tentativa de aumentar as vendas globais.

Para já, tudo não passa de um acordo de investimento, semelhante ao que a Evergrande fez com a Faraday Future EV, companhia americana que foi salva pela empresa de investimento chinês, que gastou 2 mil milhões de dólares num projeto de veículos elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)