Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Exceção aos ‘e-fuels’ é “ruído desnecessário” diz CEO da marca Volkswagen

By on 16 Abril, 2023

A Comissão Europeia abriu a porta aos combustíveis sintéticos e biológicos de segunda geração, os chamados ‘e-fuels’, depois de Alemanha e Itália terem apresentado objeções à proibição de motores a combustão a partir de 2035. Assim, a Alemanha negociou com a Comissão Europeia para a permissão no espaço da UE da utilização dos ‘e-fuels’ nesse período. A Comissão Europeia afirmou que criará uma via legal para as vendas de automóveis com motores de combustão que funcionam com os chamados ‘e-fuels’ para continuar após 2035. No entanto, os ‘e-fuels’ são considerados pelos analistas como tendo custos elevados e não são atualmente produzidos à escala. Afirmam também que estes combustíveis podem tirar o foco à revolução na mobilidade, com aposta nos elétricos.

Em entrevista recente à Automotive News Europe, o CEO da marca Volkswagen Thomas Schäfer disse que esta discussão sobre uma exceção legislativa aos ‘e-fuels’ é “ruído desnecessário” e que até 2035 os motores de combustão interna “acabam de qualquer forma”.

Schäfer salientou que “afirmamos que, até 2033, acabaríamos [com os motores de combustão]. Até 2030 prevemos que 80 por cento dos nossos veículos vendidos na Europa sejam elétricos a baterias, então porquê gastar uma fortuna em tecnologia antiga que não traz realmente qualquer benefício?”. Na opinião do responsável da marca Volkswagen (não confundir com o CEO do grupo Volkswagen), os combustíveis sintéticos “têm um papel a desempenhar nas frotas existentes, mas não vão substituir os veículos elétricos. Isso é um completo disparate. Veja-se a física da fabricação de ‘e-fuels’. Não temos energia suficiente na situação em que estamos, então porquê desperdiçá-la em ‘e-fuels’?”.

O governo alemão conseguiu assim levar o seu plano avante com os combustíveis sintéticos, com algumas marcas germânicas (nomeadamente a Porsche) a investirem muito nesta nova tecnologia, mas como sabemos agora, a opinião não é consensual.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)